quinta-feira, 26 de junho de 2008

À Conversa com o Batalha...



Resolvemos falar com o Batalha, uma das figuras em destaque deste Torneio e conseguimos obter alguns dos seus pontos de vista, quer sobre o Torneio, sobre ele, sobre o futsal em geral..

Desde já queria agradecer a disponibilidade e a simpatia demonstrado pelo Batalha ao aceitar este nosso convite de responder a algumas perguntas.
Porque não só se vive do talento técnico, aqui vai..

Entrevista a Batalha

- Antes da 1 pergunta concreta fala apenas um pouco sobre ti para a malta te começar a conhecer melhor...

Eu sempre joguei fut11 na AAC/OAF até aos juniores, entrei logo para os infantis, quase na mesma altura que o conhecido e amigo Edgar Marcelino, conseguindo quase sempre, ter presença na equipa do nacional , aquando no 1º ano do escalão, e depois jogava sempre , ou quase sempre, no meu ano, ou seja, 2ª ano do escalão.
Na minha ultima época de juniores, fui convidado pelo o mister José Viterbo a integrar o plantel da equipa B sénior da AAC/OAF, jogando na mesma pelos juniores.
Foi aí que conheci alguns colegas com que agora curiosamente jogo na equipa "Coelho", nomeadamente o Demetrius e Germano.
No entanto, essa época acabou por ditar um pouco o meu futuro a nível desportivo, devido a insistência do treinador de juniores em colocar-me numa posição que não me agrada de todo, porque sentia que rendia mais noutra e que conseguia fazer melhor que alguns colegas meus, criou-se um certo "atrito" e levou a que não me aplicasse a 100% na parte final da época.
Isto levou a que, quando terminou a época, houve uma alteração de treinador na equipa de futsal da AAC/OAF e combinaram um treino entre os juniores de fut11 com os seniores da AAC/OAF para o novo treinador observar algum jogador que lhe poderia interessar e ajudar o futsal, pois estavam quase condenados à descida para a 3ª divisão nacional, o que acabou por acontecer, e aí, eu juntamente com dois colegas meus fomos "seleccionados" para irmos aos treinos do futsal , o que me agradou, porque eu gostava de jogar "futsal" nos torneios de verão com os amigos.
Comecei a ir aos treinos do futsal, consegui adaptar-me muito bem a nível técnico, sendo mais complicado a nível táctico, no entanto propuseram-me que continuasse no futsal para a época seguinte e acabei por aceitar, rejeitando alguns clubes de fut11.
Depois fiz uma época na 3ª divisão (que no ultimo jogo da pré época, magoaram-me e tive cerca de 3meses sem estar em plenas condições), acabando por terminar a época muito bem, conseguimos subir à 2ª, fiz uma excelente época na 2ª divisão , onde disputámos a subida à 1ª Divisão até a penúltima jornada.
Surgiu no fim dessa época a possibilidade de ir para o Instituto D.João V.


2 - Como apareceste neste torneio?

A convite do Sr.Mário Lima, após ter aceite o convite para orientar a equipa "O Coelho", convidou-me para participar no torneio e se quisesse trazer algum colega para ajudar que seria bem-vindo.


3 - O que estás a achar do torneio?

Para surpresa minha, estão alguns conhecidos a participar no torneio, bons jogadores, alguns de futsal e outros de fut11, o que me deixou agradado.
Uma falha já referida e já corrigida pela direcção, é a bola do torneio.
Não posso deixar de referir o facto da equipa "O Coelho" ter uma bola boa e disponibiliza-la para os jogos que participa, as equipas contrárias rejeitarem jogar com essa bola.
Gostaria de saber porquê? Não beneficia o jogo? Essa equipa que não quer jogar com essa bola também não é beneficiada? Acho que qualquer jogador quer jogar com uma bola em condições que lhe permita dominar, passar, chutar,... "normalmente". Lamento essa situação.
Outra coisa que me incomoda é o facto de 90% dos jogadores do torneio, reclamarem dos árbitros, também acho que eles falham, mas quem é não falha? Até o colina falhava...até nós falhamos golos, passes... eles tanto falham para um lado como para o outro.
Acho que isso parte principalmente pela mentalidade e cultura dos jogadores.


4 - É fácil um jogador como tu, jogar numa equipa como o Coelho, onde não há jogadores ao teu nível, de 1ª Divisão?

A equipa "O Coelho" é composta maioritariamente por jogadores de fut11, sendo complicado para eles adaptarem-se à bola, ao espaço e as movimentações, é mais fácil para eles quando estão em campo com colegas de fut11 do que com alguém de futsal, parece que não sabem para onde devem ir, é normal e natural que assim seja.
O facto de ter "trazido" o Zito, ajudou-me porque de futsal só tínhamos o Marquinhos, que tem jogado a nível distrital e está habituado a jogar de uma outra forma, ele agora já se adaptou mais ao nosso estilo e tem aproveitado muito mais e rendido muito mais.
O Demetrius é jogador rápido que gosta de chutar e que joga muito bem na antecipação, jogando preferencialmente a "fixo".
O resto do pessoal quando entra, tem mais dificuldade em entrar no ritmo, naturalmente.
Penso que o 5 base conhece-se cada vez melhor o que tem levado a que tenhamos feito bons jogos com bons momentos de "futsal".
Não posso deixar de referir que a vinda do André (puto), é essencial para ter sucesso no torneio, isto porque para mim está nos 5 melhores GR a nível nacional.


5 - Achas que "O Coelho" vai ganhar os 3 troféus?

Já ganhámos a Taça, o que nos leva automaticamente a disputar a Supertaça , sendo possível ganhá-la.
O campeonato pelo que já me disseram deve ser disputado entre equipas que foram da nossa série.
Mas acho que o " O Coelho" tem condições para disputar e ganhar qualquer jogo deste torneio.


6 - Tu podes ser eleito o melhor jogador, mas também podes não o ser… Consegues aceitar que haja alguém neste torneio que vença o prémio de melhor jogador?

Claro! Pode haver jogadores mais importantes na sua equipa do que eu sou na minha, se o merecerem, porque não?


7 - Que outros jogadores que tens visto no torneio se têm destacado, na tua opinião?

Alguns já conhecia, a "Marigold" tem lá bons jogadores, o miúdo do "O parque", nº6 (Rodolfo) é bom jogador, já tinha ouvido falar nele quando ele ainda jogava futsal na Casa do Povo de Miranda e depois também soube que ele foi para os juvenis da AAC/OAF fut11, é possante, rápido e chuta bem...isto num miúdo de 16 anos é de destacar.
Da outra série conheço só alguns, mas ainda não os vi jogar no torneio.


8 - Como é jogar na 1 divisão futsal??

É uma sensação de orgulho e de responsabilidade.
A nível nacional é o patamar mais alto, o futsal é visto de uma forma muito mais séria, muito mais pormenorizada...!
É giro teres alguns amigos, colegas, conhecidos, que jogam em grandes equipas, internacionais...jogar contra grandes estrelas no mundo do futsal...fazer grandes jogos e golos a grandes clubes.
Mas requer muito sacrifício, trabalho, dedicação...


9 - Como tem sido a tua experiência, as tuas épocas?

Falando apenas das épocas que estou no Instituto D.João V, na 1ª época foi um bocado de adaptação , principalmente a nível táctico, que é uma mudança muito acentuada, apesar de ter participado em quase todos os jogos da equipa.
Na 2ª época, foi a minha melhor época, comecei mal, porque tinha estado no campeonato do mundo universitário e não fiz a pré-época com a equipa, tinha mudado o treinador, o que me atrasou em relação aos meus colegas, após estar bem fisicamente, comecei a ser aposta e acabei por fazer uma boa época!
Nesta 3ª época, não foi tão boa como esperava , talvez devido ao facto de ter jogado muitos minutos na época anterior, apesar de ter estado em quase todos os jogos da equipa.


10 - Como concilias o futsal com a tua vida profissional?

Como sou estudante, tinha aulas de manhã e por vezes de tarde e ao fim do dia ia treinar!
Por vezes é complicado, fazendo 100km todos os dias para ir treinar, chegando a casa já tarde, ter vontade e disponibilidade para estudar, não é fácil.
Para o ano, estando a estagiar, requer ainda mais empenho e sacrifício.


11 - Quais as grandes diferenças, enormes diferenças, entre o futsal distrital, a 3ª nacional e 2ª divisão e a 1ª divisão??

Enormes, complicadas de explicar, só quando se está numa 1ª divisão é que se começa a ver o futsal de outra maneira.
Por vezes falava com o André (puto), quando ele estava na 2ª na AAC/OAF e ele pensava que as coisas não eram bem assim e ele hoje vê um jogo de futsal de uma forma muito diferente do que via.
Para mim as grandes diferenças são a nível táctico, o tipo de trabalho efectuado, mentalidade e cultura dos jogadores.


12 - Quem foram os melhores jogadores com quem já jogaste e o que os distingue dos outros??

Vou referir alguns nomes que gosto e aprecio ver jogar.
Bebé que é um excelente GR e excelente pessoa, SLB, Ricardinho, capaz de tudo, magnifico,...SLB, Pedro Costa, regularidade, motor de uma equipa, SLB, César Paulo, é o melhor pivot que passou em Portugal, SLB, Bibi, ataca, defende, sempre em altas rotações, SCP, Néné , pivot de referência, SCP, Alex e Café, têm facilidade de remate, são desiquilibradores, SCP, Paulinho, finalizador nato, ex-SCP, Israel , universal, jogador muito completo, Freixieiro, Caio Japa , a grande surpresa desta época, jogador completíssimo, Belenenses, Marcão , com os pés mete a bola onde quer, muito rápido no 1x1, grande presença na baliza , Cardinal , finalizador nato, oportuno, Freixieiro, Néné , desequilibrador, muito regular, Freixieiro, ex-Instituto, Nino, pivot, explosão, possante, Instituto.
Com a maioria já tive a oportunidade de jogar, embora em situações de festa, mas é muito fácil jogar com estas estrelas todas.


13 - O que é preciso a um jogador para chegar à 1 divisão?

Trabalhar bastante, confiar no seu valor, acreditar que mais tarde ou mais cedo o seu trabalho vai ser recompensado, interessarem-se para evoluírem, aumentarem os seus conhecimentos no âmbito do futsal.
Isto aliado a terem uma boa oportunidade.


14 - Deixa um conselho a todas as pessoas que gostam da modalidade..

O futsal não só 5x5 num campo de 20x40m, é uma modalidade que dá para qualquer pessoa interessada e empenhada, trabalhar e introduzir o seu cunho pessoal em todo esse trabalho!
Continuem a praticar e a treinar porque a espectacularidade do jogo é que tudo muda em 10seg!


15 - Como tem sido a vossa prestação ao nível dos campeonatos universitários?

No 1º ano que participei na Liga Universitária, ganhamos o titulo nacional e fomos representar a universidade de Coimbra portuguesa a Novi-Sad, Servia, onde apenas com 1 derrota, no 1º jogo com a equipa ucraniana, levou com que pudéssemos disputar apenas até ao 9º lugar, foi o lugar conseguido, o regulamento é diferente do de cá, o factor de desempate é outro, ficamos todos os mesmos pontos e só pudemos disputar até ao 9º lugar, conseguindo do ultimo jogo do grupo, ganhar aos campeões europeus então em titulo por 6-1.
No 2º ano fomos novamente campeões nacionais da Liga Universitária, alcançando assim o titulo de Bi-Campeóes, numa prova que existia apenas há 5anos, o que nos levou directamente para Koper, Eslovénia, acontecendo precisamente o que se tinha passado no ano anterior, perdendo apenas o primeiro jogo, já não pudemos ir disputar os jogos para o titulo europeu.
Aliado a isto, perdemos o avião e tivemos que ir de Itália para a Eslovénia de comboio e chegando ao pavilhão em cima da hora do 1º jogo.
Neste 3º ano, acabamos o grupo com os mesmos pontos que a UBI (campeã nacional) e o IPL, mas o factor de desempate era a disciplina, logo não passámos para a final-four, ficando assim afastados da possibilidade de conquistar o tri-campeonato.
Já tive foi a felicidade de ir disputar o Campeonato do Mundo Universitário, representando a selecção portuguesa, constituída por jogadores da 1ªdivisão nacional, universitários.
Foi em 2006 Poznan - Poland, ficamos num honroso 5ºlugar, perdendo inexplicavelmente com anfitriã Polónia depois de estar a vencer por 2-0!
Este ano há novamente um Mundial Universitário, em Koper - Eslovénia, que sei que já estou convocado para os estágios, nos 16, esperando e trabalhando para ficar nos 12 para ir ao Mundial.


16 - Chegaste a ser internacional em algum escalão de formação?

Não.


17 - Sonhas jogar na selecção?

Selecção A é complicadíssimo, já sou internacional universitário, o que me deixa muito orgulhoso.


18 - Quais os teus objectivos para o futuro?

Entrar no mundo do trabalho na área do meu curso e continuar aprender e a jogar futsal.


Tenho mais 2 perguntas de 2 amigos teus…

João Simões - Sonhas um dia vir a ser profissional de futsal??

Não, isso implicaria uma grande mudança na vida pessoal, se surgisse essa oportunidade, teria que ser algo muito bom para mim e para aqueles que me rodeiam.


Tomé Matos – Porque não singraste no fut 11?

Já respondi a esta questão lá em cima, naquela pequena introdução.


Para Terminar…

O Marquinhos de ‘O coelho’ diz que "o Batalha é um jogador com experiência muito grande, tem muita técnica, joga e faz jogar a equipa.. É a 1 vez que estou a jogar ao lado dele e estou a gostar imenso, assim vou adquirindo mais experiência, assim como toda a equipa.. Com o decorrer do torneio estou mais intruzado com ele e com a equipa.. Estou a adorar jogar com ele, pois alem de bom jogador é uma excelente pessoa, e espero jogar ainda mais vezes...”

O que sentes depois de ouvir um colega da tua equipa falar assim de ti?

É bom sentir que ajudo os meus colegas, com a minha experiência e o meu conhecimento.
Eu costumo estar constantemente a dar dicas durante o jogo ou nas pausas, com o intuito de os meus colegas perceberem melhor.
O marquinhos é um "cara" que é interessado e tenta fazer o que as outras pessoas lhe dizem com o objectivo de melhorar.

Abraço


Retirada do site oficial do Serpinense http://www.adserpinense.com

Sem comentários: