quarta-feira, 28 de março de 2012

Entrevista a Sofia Simões

Depois da entrevista à nossa capitã Cristina Colaço, temos para os nossos leitores uma das últimas entrevistas da época. Como estamos quase a acabar, aproveitamos para ficar a conhecer melhor uma grande atleta da AD Serpinense. Ela grita, ela corre, ela marca, ela é fenomenal. Falamos de Sofia Simões, uma das jogadoras mais carismáticas da equipa feminina da ADS e do futsal feminino em Coimbra.


Nome completo : Sofia Isabel Dias Simões
Idade: 32
Posição: Fixo
Percurso: 1998 a 2009 G.D. Arouce Praia e 2009 até a presente data AD Serpinense






1- Conta-nos um pouco do teu percurso desportivo.

Bem, a paixão pelo futebol começou aos 17 anos e por brincadeira num jogo de Futebol 11 entre casadas e solteiras. Foi na Festa da Pegada em Foz de Arouce, jogando nessa altura na posição de ponta de lança. Mais ou menos na mesma data, o clube Arouce Praia formou uma equipa de futsal só com miúdas da terra. Mais tarde em 1998 foi formada a equipa do G. D. Arouce Praia que viria a entrar em competição no campeonato distrital de Coimbra, da qual fiz parte desde a sua formação até à sua extinção. Nesta equipa conheci grandes jogadoras das quais me tornei grande amiga, como por exemplo a Cristina Colaço e a Carla Azeitona (passámos bons momentos que deixam saudades).
Em 2009 integrei a equipa da AD Serpinense até à presente data , na qual pretendo assim continuar .

2-Como é a Sofia Simões enquanto jogadora de futsal?

Bem, ai ai (risos).
Dedicada, lutadora, BRUTA! Tento dar sempre o meu melhor e esforço-me por aprender sempre mais. Como pontos fracos, posso dizer que sou um pouco temperamental, teimosa e penso que a minha frontalidade por vezes me prejudica e incomoda.

3- Que balanço fazes destes anos enquanto jogadora da equipa sénior feminina da ADS?

Desde que vim para o Serpinense evolui muito enquanto jogadora, muito graças ao treinador Rui Ferreira que me ensinou a mim e a toda a equipa muito do que sabemos hoje. Estou-lhe muito grata por isso. Também tenho muito orgulho em fazer parte desta Associação Desportiva e principalmente deste grupo de atletas que são todas fantásticas. O balanço é bastante positivo por todos os resultados que obtivemos.

4- Como classificas a prestação da equipa sénior feminina esta temporada?

A prestação da equipa nesta temporada tem sido muito boa. O terceiro lugar conquistado e a presença na Final Four são fruto do empenho de toda a equipa, quer jogadoras, quer equipa técnica.


5- A equipa feminina tem condições para vencer a Taça AFC? Porque?

Claro que temos condições para vencer a Taça AFC ! Com o empenho e UNIÃO de todos vamos conseguir e demonstrar tudo o que aprendemos ao longo destes anos, pois já que lutamos tanto por ir a esta final, agora só temos que dar o nosso melhor e ganhar esta competição. Quando uma equipa está UNIDA e com vontade de Vencer tudo se consegue. Portanto, FORÇA GAJAS !


6- A equipa feminina registou uma evolução impressionante. Que importância teve o teu treinador para este sucesso?

Bem , apesar de todas as nossas quezílias ao longo desta ultima época, pois devido a ser directa de mais e nem sempre estar de acordo com as suas opiniões….Teve uma importância muito grande, pois foi ele que nos ensinou grande parte do que sabemos hoje. Temos todos que reconhecer o seu valor enquanto treinador, muito empenhado em preparar os treinos para nos ensinar sempre mais e melhor.


7- Depois do Rui Ferreira ter anunciado que abandonaria a equipa no final da época, qual con-sideras a pessoa ideal para “comandar” a equipa feminina na próxima temporada?

O ideal depende de muitos parâmetros, mas no meu entender uma pessoa para “comandar”, deve ter bons conhecimentos de futsal e mais do que isso, o que eu aprecio num treinador é a sua capacidade em interagir com as suas atletas e de transmitir os seus conhecimentos. Ter critérios de igualdade e sinceridade para com as suas atletas para que possa ter um grupo coeso, pois a união de uma equipa é fundamental para alcançar os seus objectivos.


8- Achas que a equipa feminina tem condições para evoluir?

Sim, temos capacidades para continuar a evoluir na modalidade, ainda mais agora com as condições que temos a nível de Pavilhão. Só temos que manter o grupo e continuar com vontade de aprender e com espírito vencedor.

9- O que é para ti a Associação Desportiva Serpinense ?

A AD Serpinense representa o Futsal no concelho sendo hoje na minha opinião uma referência no distrito. Para mim é uma oportunidade de continuar a jogar o desporto que mais gosto.


10- O que é que a Associação Desportiva Serpinense tem de melhor e o que pode melhorar ?

A AD Serpinense ao longo destes anos tem vindo a melhorar cada vez mais as condições, quer a nível de infra-estruturas, quer a nível de entreajuda para com as suas equipas, vindo a apoiar-nos cada vez mais e reconhecendo a importância do Futsal Feminino para o Serpinen-se. Espero que esta direcção continue a desempenhar com a mesma dedicação as suas fun-ções, e que num futuro próximo considere desenvolver apoios para a vinda de atletas fora do concelho para a nossa equipa.


11- Qual o teu desejo para o futuro em termos desportivos?

Vencer a Final Four ! E mais importante continuar a representar esta equipa com muito orgu-lho e dedicação.


12- Ainda achas que existe uma discriminação entre o Futsal Masculino e o Feminino?

Sim, acho que sempre haverá, pois ainda existe muito a mentalidade de que o futebol é só para homens. No entanto, temos demonstrado no campeonato feminino existe muita qualidade, quer técnica, quer táctica por parte de muitas atletas, que estão ao nível de muitos homens que jogam a modalidade.


13- Queres destacar aqui 2 ou 3 pessoas de Coimbra ligadas ao futsal, pela sua qualidade e trabalho nesta modalidade? (jogadores, dirigentes, etc.)

Numa forma individual não tenho ninguém para destacar. Agora acho que é de realçar todo o empenho e esforço por parte de todos os grupos desportivos em manter viva esta modalidade, pois ao longo de todos estes anos muitas equipas se extinguiram devido á falta de apoios, mas novas surgiram e de uma forma profissional e honesta tem vindo a dignificar a modalidade.


14- Deixa uma palavra a todos aqueles que estão ligados à ADS.

Um MUITO OBRIGADO por terem desde início acreditado na nossa equipa, continuem a apoiar nos, pois todos unidos atingiremos os nossos objectivos.


15- Gostarias de dizer mais algo que ficou por dizer?

Quero agradecer a todos os que nos tem apoiado, se no início tínhamos pouca gente a apoiar-nos na bancada, ao longo destes anos fomos conquistando adeptos e isso dá-nos mais vontade ainda de ganhar…E já agora faço um apelo: Venham apoiar-nos na Final Four, pois continuamos a contar convosco e no final a vitória será de todos NÓS :)


Classifica em poucas palavras estas pessoas …

Paulo (Presidente) e Nasa (Vice) – Jovens dedicados e ambiciosos que tem dado o seu melhor para que AD Serpinense continue a crescer. Um MUITO OBRIGADO.

Rui Ferreira (Treinador) – No fundo no fundo … um bom treinador muito esforçado e empe-nhado a nos ensinar sempre mais, um MUITO OBRIGADO (sem rancor).

Mário Correia (Treinador Ajunto) – COMPANHEIRÃO, um amigo muito especial de longa data.

Tiago Adelino (Treinador GR) – O Nosso TIKO, o Gato . Um treinador de guarda-redes dedica-do. Já quase me esquecia, “as velhas são as piores” - “suas cotas” (risos)

Maria da Luz ( Delegada) - A nossa Luz com Pernas, segundo o Ivinho , mais uma COMPANHEIRA de longa data.

Daniela (Redes) – A mulher aranha ! Uma miúda com futuro. Mas tem cuidado comigo, olha que eu ando no JUMBO (risos)

Joana Carvalho – Uma das pintelhas, grande miúda muito humilde, esforçada e que gosta da paródia .

Cristina Colaço – Um exemplo a seguir por toda a sua dedicação ao futsal, uma Grande amiga que me ensinou muito, um muito obrigado por me aturares . GOSTI

Susana – Pau para toda a obra a nossa Susaninha vai a todas, uma amiga.

Diana – A miúda FURACÃO, quando quer vira tudo, até os comemos ! Acredita em ti que tudo consegues.

Maria João – A minha acetona linda, miúda com muita garra, mas tem um grande defeito dá muita porrada (risos) “brincadeira”

Ângela – A pintelha 2ª . Uma miúda que ainda vai dar muito que falar, continua assim e vais longe, estás a ficar espevitadinha (risos)

Liane – A miúda ESPECTÁCULO, dá gosto ver-te jogar embora pequena em tamanho muito grande em talento e coração !

Inês (Acendalha) - A pintelha 3ª , a refilona . Um exemplo a seguir por quem começa a dar os primeiros toques no mundo do futsal, pois tem evoluído imenso e nunca desistiu.

Li - A pintelha 4ª. Acho que esta sim é a verdadeira sonecas. Esta miúda trata a bola por tu mas muito agarrada a ela .Só tem que espevitar um pouco mais.

Lili – A mulher que anda sempre a ver se apanha as toupeiras que existem por esses pavilhões a fora,um osso duro de roer !



E assim ficámos a conhecer melhor a “nossa” Sofia Simões, ou Tufinha como é apelidada no mundo do Futsal. É de pessoas assim que a ADS precisa, até porque é uma atleta que de ano para ano deixa dentro de campo toda a sua garra e o seu suor, elevando o nome da ADS a patamares bem altos. Quem conhece a Sofia, sabe perfeitamente que para ela cada jogo é como se de uma final se tratasse. Já há poucas jogadoras assim !

Força ADS

Sem comentários: