quarta-feira, 21 de março de 2012

Entrevista a Cristina Colaço

Tem sido uma das figuras em destaque na equipa feminina da AD Serpinense. Está ligada ao futsal há muitos anos, sendo com bastante orgulho a capitã da equipa feminina. Para além disso, desempenha a função de treinadora ajunta da equipa. Falamos de Cristina Colaço.



Nome completo: Cristina Isabel Rodrigues Colaço
Idade: 33 Anos
Posição: Universal
Percurso: G. D. Arouce – Praia de 1998 a 2009 e A. D. Serpinense de 2009 até hoje





1- Conta-nos um pouco do teu percurso desportivo…
Comecei a minha atividade desportiva aos 13 anos, e a modalidade escolhida foi o Andebol. Joguei durante alguns anos no Lousanense e na Associação Académica de Coimbra.
Aos 16 anos comecei a praticar uma nova modalidade, o Voleibol. Mais ou menos nessa altura comecei a praticar futebol de salão, agora denominado de futsal. Iniciei o futsal numa equipa que existia em Serpins, mas que não competia oficialmente. Encontrávamo-nos todos os sábados, e só participávamos em torneios.
Aos 19 anos comecei a treinar futebol 11 nas Gândaras. Mas, não me inscreveram na federação. Entretanto, convidaram-me para uma nova equipa de futsal que ia entrar no campeonato distrital. Essa equipa foi o Arouce - Praia onde permaneci desde 1998 a 2009. Nesta equipa tive vários treinadores, dos quais quero salientar o Zé Albino e o Victor que foram os primeiros. Seguiram-se o Tónio Duarte e o Tiago Gonçalves, aos quais quero deixar um grande abraço. Para o final, o clube não nos apoiava muito. Treinava-mos na Lousã e em Serpins. Jogávamos em Serpins ou na Lousã, e parecia que já não pertencíamos ao clube.
Em 2009 o Serpinense queria ter uma equipa feminina, e assim começamos, todo o plantel do Arouce – Praia passou para o Serpinense.



2- Como é a Cristina Colaço enquanto jogadora de futsal?
Sou uma lutadora e vivo intensamente o jogo.



3- Que balanço fazes destes anos enquanto jogadora da equipa sénior feminina da ADS?
O balanço é bastante positivo porque de ano para ano nós (equipa) temos evoluído bastante. E a classificação na tabela assim o demonstra.



4- Como classificas a prestação da equipa sénior feminina esta época?
A prestação da equipa tem sido muito boa. Um 3º lugar no campeonato e uma presença na final-four demonstra isso mesmo. Temos evoluído imenso, ao ponto de não termos medo de jogar com qualquer equipa, nem mesmo com o Vilaverdense.



5- Qual a importância do teu treinador para este sucesso?
Sem ele nós não conseguíamos estes êxitos. Isto mostra o trabalho que ele tem feito, apesar de ser demasiado exigente/rigoroso com a equipa .(risos)



6- Achas que o Rui Ferreira vai continuar na ADS na próxima época?
Não. Ele já nos confirmou que ia abandonar o Serpinense. Quero deixar aqui frisado que aprendi muito com ele. Fez um bom trabalho na ADS e isso nota-se na nossa evolução.



7- A equipa sénior feminina tem condições para evoluir?
Sem dúvida alguma, de ano para ano temos evoluído muito. Temos jogadoras jovens com grandes capacidades para evoluir.



8- Como é ser capitã de uma equipa como a ADS?
Ser capitã de uma equipa como a ADS não é fácil, pois requer muita responsabilidade. Mas, é um grande orgulho e prazer representar esta equipa.



9- O que é para ti a Associação Desportiva Serpinense?
Para mim a Associação Desportiva Serpinense, representa todo o meu amor ao futsal e ao desporto em geral. Jogo por amor à camisola e a ADS vai estar para sempre presente no meu coração !




10- O que achas que a Associação Desportiva Serpinense tem de melhor e o que pode melhorar?
A A.D.S. tem de melhorar o ambiente entre as equipas (nos vários escalões) para não haver os atritos e os conflitos que tem existido. Deve pois, ser um clube unido, pois a união faz a força.



11- Prestes a completar 34 anos, pensas jogar até que idade?
Completar 34 anos… faz bem as contas. Nasci em 78, ainda sou uma jovem.(risos)
Espero estar longe de pensar em parar a minha carreira desportiva. Vou jogar até que a minha vida pessoal e profissional me deixe, especialmente enquanto me sentir bem e com saúde para jogar futsal.



12- Quando deixares de jogar Futsal pensas ficar ligada ao Serpinense? Por exemplo como treinadora da equipa feminina?
Ficarei ligada para sempre ao Serpinense, até que a minha vida assim o permita. É um grande orgulho fazer parte deste clube/família.
Em relação a treinadora da equipa feminina, isso não faz parte dos meus planos. Apesar de esta época (2011 / 2012) estar como treinadora adjunta da equipa…
No entanto, tenho o sonho de um dia começar a carreira de treinadora. Mas, com um grupo de escolinhas. Quem sabe um dia…



13- Se tivesses que escolher um top 5. Qual seria a equipa ideal com quem já jogaste em toda a tua carreira?
Para não ser injusta perante as minhas colegas, não vou nomear ninguém! Eu jogo futsal há alguns anos e ia ser muito difícil escolher um top 5, até porque iria deixar de fora muitas jogadoras. Não quero descriminar ninguém, uma vez que, todas as jogadoras com quem já joguei podiam fazer parte de um top 5.



14- Queres destacar aqui 2 ou 3 pessoas de Coimbra ligadas ao futsal, pela sua qualidade e trabalho nesta modalidade? (jogadores, dirigentes, etc.)
Não tenho ninguém em especial para destacar, mas deixo aqui uma palavra de apoio a todos os clubes que tem equipas de futsal. Seja feminino ou masculino, espero que não deixem morrer esta modalidade.



15- Deixa uma palavra a todos aqueles que estão ligados à ADS.
Para todos os que estão ligados á ADS e não podem estar presentes fisicamente nos nossos jogos, mas que fazem muito para que tudo esteja em ordem UM MUITO OBRIGADO…



16- Gostarias de dizer mais algo que ficou por dizer?
Quero agradecer a todos aqueles que nos apoiam de verdade. Adeptos/claque, apoiem mais o nosso clube, quer seja nos bons ou nos maus resultados.



Classifica em poucas palavras estas pessoas …

Paulo Simões e Pedro Carvalho (Presidente e vice-presidente) –Jovens presidentes que tem realizado um trabalho fantástico e que merecem realce em prol da ADS.


Rui Ferreira (Treinador) – Bom treinador. Esforça-se por aprender e nos ensinar técnicas novas.

Mário Correia (Treinador Ajunto) – Amigo já de alguns anitos.


Tiago Adelino (Treinador GR) - Um jovem treinador com muita ambição.
“As mais velhas são as piores”. (risos)


Maria da Luz (Delegada) – Maria EDP uma amiga.


Daniela (Redes) – Jovem G.R. com futuro, mas que tem de aceitar as criticas.


Joana Carvalho – Jovem G.R. mas esta época não teve a sorte do seu lado. Teve algumas lesões.



Sofia Simões – Miga, persistente e de longos anos nestas andanças no mundo do futsal.



Susana – A rapariga que dorme com o treinador e que nem por isso é beneficiada. Muito castigada.



Diana – A miúda que não aceitava as minhas opiniões e que deixou de falar comigo quando foi para AAC. Mas agora uma miúda 100% fixe.



Maria João – A nossa Acetona…
Vê lá se pagas á tua cabeleireira que te põe linda para jogares á bola (Risos).



Ângela - A minha Angélica… Olha não te esqueças com sola, sola.



Liane – A futura professora de desporto.
A nossa Eliane.



Inês (Acendalha) - Rapariga não sejas tão direta porque depois sofres as consequências. A acendalha põe fogo…



Li – Rapariga preguiçosa para correr, langona.



Lili – Esquerdina que vai para os cantos (bicos), que anda sempre no chão e com os joelhos em sangue.




Chegamos assim ao final de mais uma grande entrevista. Pela primeira vez, ouvimos a capitã da equipa feminina. Passados tantos anos, este foi um prémio que ela bem merece. Pelo seu esforço e dedicação em prol da AD Serpinense! Cristina Colaço foi e continua a ser, um exemplo para todos, dentro e fora das quatro linhas.

Força ADS

3 comentários:

Tufiinha. nº 9 disse...

Grande Estina, sem dúvida um exemplo a seguir, GOSTI "COTA", as velhas são as piores :) :) :)

Anónimo disse...

Tas cá dentro <3 Bjs
#11

Anónimo disse...

A cristina e um exemplo a seguir quer no mundo do desporto e nao so.
Abraço João Filipe (o atual coxo dos juvenis )
ADSerpinense <3