terça-feira, 20 de maio de 2008

Costa é o grande vencedor!




A votação estava aberta desde o inicio da época e hoje ficou-se a conhecer o melhor jogador de todos os tempos do futsal de Serpins.Chama-se Augusto Jose Moreira Costa ou simplesmente Costa como é conhecido no mundo do futsal.Nascido a 28-05-1978 ,Costa ja é um simbolo do Serpinense e a sua magia com os pés jamais será esquecida.Costa acabou por vencer por uma curta vantagem sobre o mitico Renato Garola e seguidamente por Nascimento que completou o pódio.




Agora vamos lembrar uma das entrevistas mais celebres do nosso vencedor :

O entrevistado desta semana é o Mágico Augusto Costa..
O menino que brinca com a bola..
Leiam a entrevista, e desfrutem das suas opiniões.

Entrevista a Costa.


1 - Conta-nos um pouco do teu percurso no futsal..

Bem no inicio haviam os dinossauros, depois assim subitamente caiu um meteorito que induziu na terra um inverno gelado por milhares de anos,
o que provocou a extinção dos dinossauros...
Uns anos largos mais tarde, á cerca de 8 ou 9 anos, foi quando me iniciei nestas lides do futsal federado.
Começei a jogar em Miranda do Corvo ( Casa do Povo de Miranda do Corvo ) e estive lá 2 anos, migrando depois
( com a transferencia mais cara da historia da distrital = 2 bifanas e umas sapatilhas Patrick !! ) para o Serpinense ADS onde realmente me começei
a interessar e a evoluir como jogador da modalidade e onde estive durante 3 épocas consecutivas (acho eu.), depois voltei a Miranda durante 1 ano,
( fui lá rever a malta, que tenho como bons amigos) mas estive muito tempo lesionado e praticamente nao pude contribuir para o campeonato. Finalmente e após um ano de interrupção
da prática desportiva voltei á ADS onde me encontro presentemente e onde tento participar e contribuir com o maximo que posso.
É claro que entretanto fui obrigado a recusar convites da 1º divisão nacional e de outras no estrangeiro, porque pagavam pouco e porque sou muito caseirinho
e ainda porque essencialmente gosto muito desta malta que conheço desde sempre e que sei que posso sempre contar.
Enfim, até agora foi um percurso que penso bem forrado de muito convivio de bons treinos e bons jogos e de grandes amizades que são das alegrias que temos que reter desta vida desportiva.


2 - Caracteriza-te como jogador.


Ui !! Essa é boa...
Vou tentar ser imparcial.
Sou perfeito !! Muito rápido e agil, sou um marcador nato ! nunca falhei um golo , defendo bem, ataco bem, sou bonito, inteligente, perfeito tacticamente, enfim o sonho de qualquer treinador !!
Agora se for para falar a sério ... a história é outra...
Sou um jogador tendencialmente atacante mas acho que encaixo bem nestes esquemas de jogo onde praticamente não existem posições e todos fazem a vez de todos.
Nao sou muito bom ao nivel tactico ( nunca fui ) mas com as ajudas dos Garolas dos Nascimentos e dos Olavos e claro do treinador ( LV) a coisa vai indo, técnicamente razoável e fisicamente forte e rápido o suficiente.
Jogo bem com os dois pés ( ou então penso que jogo), " tenho " muito Fair Play e ADORO JOGAR FUTSAL e gosto de ganhar.

3 - Sentes que és o "Ricardinho" do Serpinense?

Claro que não! SOU MELHOR !!
Somos dois jogadores muito equilibrados e semelhantes, mas eu por ser mais alto do que ele tenho uma enorme vantagem no jogo aéreo onde sou mesmo bom e atraves do qual marco centenas de golos!
Para comprovar isto mesmo, basta ir ao Youtube e pesquisar por Ricardinho Futsal e por Costa Futsal e a diferença salta a vista logo pelo numero reduzido de videos desse Ricardinho e até pelas fracas prestações que esse jogador
tem nos mesmos. Agora nos meus, UAU ! são mesmo de jogador ! Espectáculo !

Obviamente que me sinto muito bem tratado e acarinhado por todos os que pertencem ao Serpinense e por aqueles que vêm ver os jogos, o que faz mais vontade de contribuir e de ajudar em todos os momentos, mas nao
me considero obviamente um jogador tão importante e determinante em qualquer aspecto como o Ricardinho é e como ele será em qualquer equipa a que pertencer. ( o Baixinho é um Craque colossal )


4 - Na tua opinião, o que tem de melhor e o pior, esta equipa do Serpinense?


Vou Apenas responder á 1ª parte desta pegunta.
O melhor que tem a equipa do serpinense, a meu ver, é o grupo de jogadores e a equipa tecnica. Que além de serem todos esforçados e cumpridores das tarefas como desportistas são também todos BOAS PESSOAS o que torna
a vivencia o convivio neste desporto muito agradável ( tenho-os todos como meus amigos).
A vontade de evoluir de todos, a dedicação, a assiduidade tem sido uma agradavel surpresa.
Por aquilo que tenho aqui vivido desde sempre, penso que a equipa da ADS é diferente das outras pois encaro este grupo como um grande grupo de amigos que principalmente se quer divertir e unir o enorme prazer de jogar futsal com a competição.
Quanto á direcção apenas quero deixar uma palavra de agradecimento por ter proporcionado as condições necessárias para a pratica da modalidade, pois como devem compreender eu como jogador pura e simplesmente não estou dentro
da quantidade e/ou qualidade do trabalho realizado pelos elementos da direcção, na parte que me toca -" há condições para o futsal ? -Há. -OBRIGADO".

5 - O que tens achado das outras equipas com que já jogámos?

Acho que todas estas equipas estão num nivel um pouco abaixo do nosso, tirando talvez o 1º classificado que ainda não perdeu nenhuma vez.
De resto parece-me ser um campeonato equilibrado nos lugares cimeiros e depois mais fraco nos 3 ou 4 ultimos lugares.

6 - Como classificas a nossa prestação até ao momento?


Classifico de BOA, pois para o campeonato apenas perdemos uma vez, contra o 1º classificado num jogo equilibrado, e empátamos com Miranda num jogo para esquecer da nossa parte, onde nos deixámos empatar duma diferença de 4 golos .
Para a taça eliminamos uma equipa da divisão acima da nossa, e falta uma mão desta eliminatória para prossegirmos em frente, por isso, e embora ja tenhamos tido algumas lesões e mais esta agora dum dos números 8, parece-me
ser uma prestação mais que razoável.

7 - Até onde achas que pode chegar esta equipa?


Esta equipa pode sem dúvida ir muito longe.
Podemos ser campeões, podemos ir á Final 4, são " destinos" possiveis desta grande equipa. Mas isso também pode não acontecer porque como é obvio não estamos sozinhos e nunca depende só de nos nem da nossa vontade,
depende também da vontade das outras equipas e depende do trabalho de todos, e depende da sorte e do azar, depende de muitos factores que as vezes não podemos controlar. O que sei é que continuando a treinar bem os objectivos
vão ficando cada vez mais proximos e mais possíveis.

8 - Depois de um empate, uma vitória, e uma derrota com a Casa do Povo de Miranda, queres falar um pouco no jogo que se aproxima, e como podemos dar a volta à eliminatória?

Penso que se jogarmos concentrados e nao facilitarmos, se jogarmos ao nosso nivel parece-me que será natural se obtivermos uma vitória mais que suficiente para passarmos a proxima eliminatória da taça AFC como acho que é de prever pois penso que há
uma diferença de valores individuais e colectivos muito a nosso favor.

9 - Independentemente dos resultados no final da época, para o ano vamos ter o Costa no Serpinense?


Eu espero que sim. Vou fazer todos os possíveis para isso acontecer, mas infelizmente não consigo fazer planos tão distantes no tempo pois a vida pessoal e /ou profissional pode a qualquer momento exigir de nós outras prioridades... Mas tanto quanto sei
e enquanto " as pernas" permitirem estarei por aqui para ir dando o gosto ao pé !!

10 - Deixa uma palavra a todos os que contribuem para a evolução desta associação.

Desde já o meu obrigado e faço votos para que continuem a proporcionar e melhorar as condições para as praticas desportivas e na formação de camadas jovens para que o futuro seja no minimo melhor ao alcançado até ao presente. agora sai aquela
frase da praxe : " os jovens de hoje são os homens de amanhã "
Obrigado.
Augusto COSTA


Parabéns Costa!

Sem comentários: