quinta-feira, 7 de julho de 2011

Entrevista a Miguel Melo



E o entrevistado desta semana é o nosso treinador da equipa Senior Masculina, Miguel Melo. Depois de uma longa ausência nas nossas entrevistas, voltamos em grande ! Prometemos não parar por aqui e em breve teremos mais uma entrevista, nomeadamente com alguém que vai estar sempre ligado ao Serpinense ! Mas para já, aqui vai a entrevista feita ao Miguel Melo !

Nome : Miguel Melo
Idade : 35
Percurso: Ex. Jogador de futsal no C.F.Santa Clara.(2ªdiv. Nacional;3ªdiv. Nacional;Div. Honra da A.F.C. e 1ªdiv. distr. da A.F.C.)
Como treinador: C.F.União de Coimbra(séniores femininos); U.D.R.Cernache(séniores B); Selecionador da Região Militar do Norte; C.F.SANTA CLARA(seniores) ; AD Serpinense
Função : Treinador da equipa Sénior Masculina do Serpinense


1-Fala-nos um pouco de ti para te conhecermos melhor…
Estou no Futsal Federado desde os meus 18 anos como ultimo ano de júnior pois estava no Futebol 11 desde pequenito, mas sempre gostei mais de Futsal e sempre que podia jogava com os amigos ou em torneios. No meu primeiro ano de Futsal, joguei nas camadas jovens (juniores) da AAC, em que o Miguel Tente e o Ponce Leão eram os treinadores e seniores da AAC. No 1º ano de Sénior, o Treinador da AAC não queria que eu parasse apesar de não ter grandes hipóteses de ser utilizado e como tal propôs a minha ida para o Santa Clara, um clube que para mim foi uma Família de Amigos. Nunca mais sai desse clube como jogador. No final da 5ª época como Senior, e por estar ausente do país por motivos de trabalho e problemas no joelho decidi parar de jogar. No entanto, continuei ligado à modalidade tirando o curso de Nivel 1 de treinador. Gostei bastante do curso e conheci pessoas incríveis que jamais esquecerei. No final do curso o Professor Arlindo Matos propôs um projecto muito interessante, o qual aceitei. Depois tirei o curso de nível 2 que possuo até aos dias de hoje…
Até hoje ganhei amigos, conhecidos e conhecimento de jogo. Já as equipas onde passei ganharam algumas coisas!!



2-Como te qualificas enquanto treinador ?
Eu não posso dizer que sou “assim ou assado”. Bom ou mau, sou como sou !
Os que trabalham ou trabalharam comigo é que devem responder a esta questão…
Só posso dizer que dou o que posso !

3-Como se deu a tua chegada ao Serpinense ?
Atribulada pois tive que levar o meu filho e a entrada no pavilhão foi um pouco atrapalhada (risos).
Mais a sério, o convite chegou por intermédio do nosso presidente Paulo Simões! Claro !

4-Foste bem recebido em Serpins ?
Sim tinha muita gente, muitas fotos…. (risos)
Vou deixar a brincadeira ! Claro que sim, as pessoas de Serpins do pouco que já vi dão a confiança para se trabalhar bem e a sensação de serem boa gente !

5-A imprensa local e regional deu um grande destaque à tua chegada ao Serpinense. Esta foi para ti uma opção de risco?
Não esperava que tivesse tanta divulgação esta minha opção. Se é de risco ? Não !! É um novo desafio e gosto muito de desafios !


6-O facto de seres ainda um treinador jovem, pode influenciar a tua prestação no comando da equipa ?
Jovem é o Vilas Boas, eu tenho 35 anos ! (risos)
Não vai fazer a diferença com toda a certeza. A relação e o respeito vão estar sempre presentes pela positiva !


7-Quais são os teus objectivos para a próxima época?
Os meus objectivos vão ser aqueles que a equipa se propuser a alcançar dentro do grupo de trabalho !

8-Para alcançares esses objectivos são necessários reforços ?
Não vou ainda falar disso… desculpa ainda estou a conhecer quem está cá e a ver o que vai ser o campeonato 2011/2012.

9-Em 3 anos, Firmino Olavo consegui uma presença na final four e uma subida de divisão. Esta é uma herança pesada ou é um estimulo para encarar o teu futuro no clube?
O que o Olavo fez é muito positivo e se fizer melhor é muito positivo também ! O Futuro vai sendo traçado com o tempo a correr na nossa direcção ! Não me agarro às coisas…. As pessoas devem olhar mais para o presente e traçar o caminho mais correto possível.


10-Neste pouco tempo em que estas em Serpins, qual consideras a maior diferença entre a Associação Desportiva Serpinense e a equipa do Santa Clara que anteriormente orientavas?
Ainda vamos ver quais as diferenças ou as semelhanças !
Mas ambas devem tentar sobreviver a dias difíceis e lutar por melhorar !

11-Desde que chegaste, o que achas que o Serpinense tem de melhor e de pior?
É muito cedo para falar, mas dá a sensação que aqui se vive mais o clube , o que é bom ! De pior só a obrigação de jogar na terceira parte, sem ter ritmo competitivo ! (risos)

12-Em que medida podes contribuir para a evolução do futsal em Serpins e no Concelho da Lousã?
Espero que a nossa equipa tenha bons resultados para que seja possível um maior alargar de horizontes , bem como uma maior captação de atletas e adeptos.
Posso dizer que um dos motivos que me fez aceitar o convite da ADS foi o facto das pessoas me questionarem se havia equipas na Lousã, ou a incógnita de onde era Serpins !!
É um pouco estranho, mas gostava que o Futsal na Lousã/Serpins estivesse ao nível do Andebol, do Vólei ou do Rugby no nosso concelho!


13-Quais são os teus objectivos para o futuro ?
Para o futuro, espero continuar a ter trabalho e equipa para treinar… e dentro das possibilidades evoluir.

14-Qual é o teu comentário critico à não continuidade do Futsal Senior Masculino da equipa do Santa Clara?
Os Directores e Presidente do Santa Clara devem ter tomado esta decisão de uma forma bem ponderada ou então porque não foi bem estudada. Não quero falar sobre isso pois sou contra e estive dentro do possível a tentar que isso não acontecesse…
O Prazo era de 24 horas para se arranjar uma quantia muito elevada que havia sido exigida pelo Presidente. Do impossível, passámos a objectivo cumprido, mas para nosso espanto ao informar o presidente de tal feito, este proferiu a seguinte frase “ Estão a tentar comprar-me? “
Queria deixar uma mensagem de muito apresso e admiração ao capitão da equipa – Bruno Santos vulgarmente conhecido por “Ardidas” pois só ele lutou por aquelas 24h ( mais ninguém !!)

15-O que achas do futsal em Coimbra?
O Futsal em Coimbra esta longe de ser referência e a sua evolução está bastante difícil ! Por diversos motivos, mas muito se deve ao facto de já não existir o tal gosto e associativismo de outros tempos ! Os “jogadores” são disso exemplo : Sem dinheiro não vão ou não jogam !!
Era um tema longo para se debater, mas prefiro discutir noutros locais…
Os treinadores são parte da culpa, pois a sua formação não é evolutiva e as camadas jovens são uma miragem ou o último recurso. Quando os mais “competentes” deveriam ter a formação a seu cargo !!



16-Queres destacar aqui 2 ou 3 pessoas de Coimbra ligadas ao futsal, pela sua qualidade e trabalho nesta modalidade? (jogadores,dirigentes, etc...)
É difícil … Vou com certeza falhar com alguém, mas como está agora a ser bastante falado por motivos “menos positivos” queria destacar o árbitro António Cardoso, uma referência para muitas pessoas ligadas ao Futsal ! Não vou referir mais ninguém, porque os que não falar sentem que não estão lá, e vão sempre pensar que havia muitos outros do seu nível ou até por amizade que são referência !

17-Deixa um palavra a todos os atletas, sócios e simpatizantes do Serpinense….
Atletas --->Trabalho e Empenho
Socios e Simpatizantes do Serpinense ---> Acreditem e Apoiem


18-Gostarias de dizer mais algo que ficou por dizer?
Gostava de dizer que acredito no trabalho de um bom grupo que rema todo no mesmo sentido e no mesmo ritmo !!
Espero que seja uma boa época desportiva e que os objectivos sejam alcançados !


Chegamos assim ao fim de mais uma entrevista ! O nosso trabalho prima pela qualidade, e fomos os primeiros a entrevistar o novo treinador do Serpinense. Esperamos que o Miguel Melo tenha o maior sucesso no nosso clube e que mostre toda a sua qualidade com este grupo de trabalho magnifico que está cheio de vontade de trabalhar e evoluir !
Força Miguel
Força Serpinense !!

Sem comentários: