Para o blog se tornar mais interessante, vamos trazer a todos os nossos visitantes uma nova crónica que será apenas ocasional e que visa retratar vários temas a nível global, mas que possam estar também interligados com a prática do desporto.
Hoje vamos falar um pouco sobre os comportamentos desviantes dos nossos jovens.
Nos nossos dias é necessário punir os comportamentos desviantes dos nossos jovens, sob pena da indisciplina aumentar, tornando-se quase uma atitude padrão.
Normalmente, aqueles que são considerados os melhores jogadores quando surgem comportamentos de indisciplina ou desviantes, conseguem que isso seja desvalorizado em função do contributo técnico.
Os jogadores acabam por ser desculpados e isso funciona como um reforço. Os jogadores sentem-se protegidos, já que não há punição dos maus comportamentos”.
A falta de punições acaba na interiorização destes padrões por parte dos atletas. “Ao longo do tempo, os comportamentos acabam por ser interiorizados pelos atletas e passam a fazer parte do seu padrão”, como já vem sendo hábito, alguns maus exemplos partem dos seus próprios treinadores.
Segundo o psicólogo Sidónio Serpa, “Há linhas de estudo sobre a formação de jovens desportistas que defendem a existência de regulamentos específicos. As classificações seriam consideradas, não apenas através dos resultados desportivos, mas também disciplinares. Uma equipa que marcasse mais golos podia não ganhar um jogo, caso fosse muito indisciplinada. Podia ganhar a equipa que demonstrasse mais ética".
No entanto, sabemos que estes factos podem variar de pessoa para pessoa porque nem todos somos iguais na maneira de ser, de pensar ou de agir. Esta foi a temática que tivemos para si, se quiser que algum assunto seja tratado pode enviar a sua sugestão para o mail ou pode enviar o seu texto para nós que temos todo o gosto em publicar aqui neste espaço que não é só meu, mas sim de todos os que queiram contribuir positivamente para o seu desenolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário