quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Entrevista a Paulo Sá




Desde já queria agradecer a disponibilidade e a simpatia demonstrada pelo Paulo Sá ao aceitar este nosso convite de responder a algumas perguntas.
Porque não só se vive do talento técnico, aqui vai..


Nome : Paulo Sá
Idade:21
Posição: Ex: Guarda-Redes Santa Clara / Treinador Guarda-Redes Santa Clara Feminino / Treinador Iniciados Santa Clara
Percurso: Santa Clara(desde 2002/2003)

Jogaste Futsal desde miúdo, o que te levou a ir para o Futsal ?
Olá Tiago desde já quero agradecer o convite para esta entrevista e saudar-te pelo excelente blog que tens vindo a desenvolver.
Respondendo à tua pergunta, a minha primeira experiência foi no futebol na União de Coimbra, mas como não tinha muito jeito para aquilo mandaram-me para o Futsal. Entretanto uns amigos meus, na escola jogavam Futsal no Santa Clara e precisavam de jogadores, então eu fui treinar e o treinador até gostou de mim e fiquei na equipa.:)


Conta-nos um pouco do teu percurso como jogador ?
O meu percurso como jogador foi algo caricato, quando comecei jogava a ala-esquerdo e até me safava bem (até marquei golos ao Serpinense;)) mas quando subi a juvenil a equipa não tinha ninguém para a baliza então, visto que tinha um certo jeito ofereci-me, gostei e de lá nunca mais saí.


O que se passou para este ano estares “parado” a nível oficial?
Foram várias condicionantes, já o ano passado também não estive muito activo devido a um problema de saúde, e este ano foi por falta de tempo, neste momento estou integrado numa banda e tenho concertos ao fim de semana à noite o que implicaria ter que faltar a alguns jogos, o treinador até estava a contar comigo mas não me poderia comprometer a algo que por vezes ia falhar.
Neste momento jogo somente na Liga Amadora de Futsal de Coimbra onde vou matando o bichinho, mas não tem a mesma emoção que os jogos oficiais.



Esse regresso é para breve ?

Quero ver se sou uma das contratações de inverno;)
Tenho duas propostas de equipas da Divisão de Honra mas tenho que ver primeiro se consigo conciliar tudo.


Quem foram os melhores jogadores com quem já jogaste e o que os distingue dos outros?
É uma pergunta complicada, já joguei com tantos jogadores acima da média mas vou realçar dois:
Bruno Santos “Ardidas”- Para além de ser um grande jogador é um grande atleta, o verdadeiro capitão.
Luís Santos - Como Jogador é muito bom a nível táctico e técnico e tem uma coisa que é essencial, Humildade.


Tens acompanhado a divisão de Honra Masculina esta época? Quais são para ti as equipas que se tem destacado pela positiva e pela negativa?
Sim tenho acompanhado a divisão de Honra e tenho visto dois campeonatos, o campeonato dos 6 primeiros e o campeonato dos 6 últimos.
Alguns dizem que este campeonato está mais equilibrado que o ano passado, mas eu não concordo com essa visão.
Até agora as surpresas da prova têm sido o Chelo e o Serpinense, equipas que estão a ter um bom inicio de campeonato.
As decepções da prova a meu ver tem sido o Miro e o Ribeira que têm planteis muito bons mas que não têm conseguido ganhar jogos.


O Santa Clara tem equipa para ser campeão ?
O Santa Clara reforçou-se em quantidade e em qualidade com jogadores muito experientes na divisão de honra e até nos nacionais.
Têm equipa para ir muito longe e quem sabe ser mesmo campeões, mas há mais equipas com esse objectivo e eu prefiro fazer contas só no final do campeonato;)


O que estas a achar da prestação do Serpinense até ao momento na Divisão de Honra ?
Até ao momento o Serpinense tem sido uma grande surpresa para mim, têm feito um excelente campeonato até ao momento.
Ao inicio todos pensavam que o Serpinense estava condenado à descida, mas pelos vistos há que ter cuidado pois podem ser uma surpresa.


Estas ligado à equipa Sénior Feminina como treinador das guarda-redes e aos Iniciados como treinador principal. Como concilias estas duas funções ?
Nos treinos é fácil conciliar porque as femininas treinam logo a seguir ao treino dos iniciados e é só mudar de funções.
Já nos jogos é mais difícil conciliar visto que os horários são os mesmos, e nem sempre dá para acompanhar a equipa feminina.


Quais são os objectivos da equipa Sénior Feminina do Santa Clara para esta época?
O objectivo é consolidar uma equipa para na próxima época sonhar com voos mais altos.
Esta época entramos para ganhar todos os jogos e fazer a melhor classificação possível.


Quais são os teus objectivos para a equipa que orientas dos Iniciados do Santa Clara ?
Muitos simpatizantes, pais, directores pensam que só a vitória interessa e que se tem que ganhar todos os jogos, eu não penso assim, porque para mim para além dos resultados está a formação de homens para o futuro e este escalão é o ideal para o fazer.
O meu lema é entrar sempre para ganhar e incutir isso às crianças com que trabalho mas o mais importante é a formação pessoal da criança e que acima de tudo se divirtam a praticar a modalidade.
O objectivo é formar um grupo unido e formar bons atletas/pessoas para o futuro.


Estas em todos os sentidos ligado ao Santa Clara. O que significa o Santa Clara para ti ?
São já 9 anos de clube, já sou prata da casa;)
O Santa Clara é a minha 2ª casa passo lá muitas horas por semana é uma verdadeira família.
Não há palavras para descrever o GRANDE CLUBE que é o Santa Clara.


Quais são os teus objectivos para o futuro ?
Para o futuro espero evoluir como treinador que é onde me vejo no futuro, mas ainda tenho um sonho para realizar como jogador, que é jogar num campeonato nacional.


A nível global, como vês a evolução do Futsal em Coimbra nos últimos anos ?
O Futsal em Coimbra tem evoluído mas muito pouco, muito devido a fraca Associação que temos que faz modelos competitivos horríveis, onde equipas podem chegar a uma Final-Four de taça sem sequer jogar uma eliminatória, praticam quotas de organização absurdas e não dão qualquer apoio aos clubes.
Muitas equipas estão a acabar porque não têm dinheiro para sustentar todos os encargos.
Dou como exemplo o Santa Clara que tinha todos os escalões de formação e este ano só tem iniciados, juniores e seniores masculinos e femininos.
Se por acaso a nossa AFC seguisse o exemplo da AFL seria tudo bem melhor, não é por acaso que Leiria é o distrito com mais equipas no país tudo porque apoia os clubes, por exemplo a AFL tem algo muito bom que é, a equipa que ganha uma competição da AFL no ano seguinte tem as inscrições pagas nesse escalão, uma pequena grande ajuda para os clubes e que impede muitos de fechar portas.
A meu ver a AFC quer acabar a todo o custo com o Futsal em Coimbra mas há gente como nós que luta diariamente pela modalidade e que não vai permitir que isso se concretize.


Deixa uma última palavra a todos os amantes do futsal:
Se gostam mesmo de Futsal lutem pela modalidade e deixem as picardias de lado, porque só todos unidos é que conseguimos levar o “nosso” Futsal em Frente.
Desejo a todos, e em especial ao Serpinense uma boa época e que consigam os objectivos a que se propuseram.


E assim chegamos ao fim de mais uma entrevista…
Volto a agradecer o contributo do Paulo pelo seu tempo, desejando-lhe ainda uma continuação de época cheia de sucesso, excepto nos jogos contra o Serpinense eheh
Espero que voltes rapidamente ao activo, pois tenho as certezas que quem vai beneficiar são os adeptos do Futsal.
Daqui a 15 dias, temos mais uma entrevista para si…

4 comentários:

João Cabral disse...

só conheço este rapaz de vista e confesso que me parecia um pouco arrogante e convencido, mas depois de ver esta entrevista revelou uma humildade extrema.
Parabéns ao dono do blog pela escolha do entrevistado e ao senhor Paulo Sá pela excelente entrevista.
Saudações

Anónimo disse...

Um grande bem haja para para o Paulo Sá.
Espero que continues a ver o futsal como o tens visto até aqui, onde dizes que o objectivo principal do futsal nas camadas em formação é a formação de HOMENS e não as vitórias, embora sejam importantes, essas irão surgir naturalmente. Só assim se conseguirá atletas com formação futsalista que venham dar continuidade a uma modalidade em crescendo (infelizmente não em Coimbra, pois como dizes e bem esta Associação deixa muito a desejar e só fazem M...A. Deveriam pôr os olhos nas Associações que tem feito algo pelo futsal. Continua a lutar... Abraço

Carlitos #99 disse...

Parabens pelo Blog... Sou antigo gk do santa clara e do bruscos. Joguei alguns anos com o Paulito( Paulo Sá). Gostei da entrevista. Aquele abraço

Anónimo disse...

Gostei da entrevista. Parabéns aos dois