quarta-feira, 13 de outubro de 2010

“…Se ficássemos nos 6 primeiros acho que seria excelente…”


Chegou a hora de falarmos com o capitão da equipa sénior masculina. Prepare-se para mais uma grande entrevista, desta feita com o capitão Miguel !


Tiago Adelino : Há quantos anos jogas Futsal ?

Penso que esta é a minha 5ª época .


TA : Qual foi o Treinador que te lançou no Futsal ?

Acho que a palavra “Lançou” não será a mais apropriada nesta questão, visto que ela poderá ter outros significados … mas o meu primeiro treinador foi o Luís Vaz.


TA : Quais achas que são os teus pontos fortes e menos fortes ?

Se generalizarmos e dividirmos a capacidade do atleta ao nível físico , técnico, táctico e psicológico , penso que o meu ponto forte é o nivel psicológico (mentalidade) e o menos forte é o nível físico … é só o menos forte, o que não quer dizer que não seja bom (risos).


TA : És conhecido por ser um exemplo dentro de campo, principalmente no que toca ao Fair-Play. Qual a importância que o Fair-Play tem para ti ?

O Fair-Play é importante tanto no desporto como no “dia-a-dia”. No desporto é simplesmente tentar compreender todos os intervenientes no jogo, é acreditar nas pessoas. Por exemplo, quando um árbitro toma uma decisão errada, temos de pensar que não o fez propositadamente, equivocou-se, errou, falhou tal como muitas vezes nós também o fazemos e compreender que isto faz parte do jogo … Eu sei que por vezes não é fácil, mas muitas vezes, devíamos simplesmente olhar mais para nós e menos para os outros.


TA : O que é para ti a Associação Desportiva Serpinense ?

É uma Associação que aprendi a gostar e já faz parte da minha vida e pela qual farei o que for possível, desde que esteja ao meu alcance, para a fazer crescer.


TA : O que achas que a Associação Desportiva Serpinense tem de melhor e o que pode melhorar ?

Pode MELHORAR as instalações e as condições ao nível do material de treino. É um trabalho que a direcção tem vindo a desenvolver dentro das suas possibilidades com grande mérito mas que ainda tem algum caminho a percorrer, felizmente eles sabem isso e têm feito de tudo para desenvolver esse “Projecto”, merecem a colaboração de todos, desde Instituições, Empresas, População, Simpatizantes, etc, etc

O que tem de MELHOR é a quantidade de atletas que ano após ano tem vindo a aumentar na prática do Futsal, claro que para isto continuar a acontecer não podemos esquecer o ponto mencionado anteriormente sobre o que temos de melhorar.


TA : Prestes a completar 33 anos, pensas jogar até que idade ?

Não te posso dar uma data em termos anuais porque existem várias razões que me poderão fazer abdicar de jogar. Como sabes, andamos como se diz “por amor à camisola”, temos outras prioridades na vida e a partir do momento em que as lesões aparecem com alguma regularidade, a partir do momento em que a nível profissional seja difícil conciliar ambas as situações ou a nível pessoal alguma situação o impeça temos de começar a pensar em terminar a “carreira” …. mas para já a única coisa que te posso afirmar é que me sinto muito bem e com vontade de treinar e jogar.


TA : Quando deixares de jogar pensas ficar ligado ao Serpinense? Por exemplo como treinador ou até Presidente ?

Como treinador, poderá ser uma possibilidade, já tive algumas experiências nesse nível e é uma forma de continuar ligado ao futsal. Como Presidente (não sei de onde te veio essa ideia) será muito difícil, só não digo que é impossível porque a vida por vezes dá muitas voltas, mas não me estou a imaginar nesse cargo. Mas além destas 2 funções que enunciaste poderão sempre existir outras dentro do clube que se for bom (não falo em termos financeiros) para mim e para o clube, estarei à disposição para ajudar.


TA : Como é ser capitão de uma equipa como o Serpinense ?

É o reconhecimento que tive de atletas e treinadores. Ser capitão é dar a cara, é defender os colegas (quando o merecem), é servir de ligação com outras estruturas do Clube e é fundamentalmente ter estados contrários ao da maioria, ou seja, “é acalmar os ânimos em situações de euforia e é levantar a cabeça em situações de Desespero” … fundamentalmente é ter “Controlo Emocional”.


TA : : Como capitão da equipa Sénior Masculina, qual é a tua relação com o treinador (Olavo ) ?

É uma relação normalíssima, tal como a de qualquer jogador. É uma relação baseada na sinceridade e na frontalidade, é perceber as ideias do Mister e tentar simplesmente ser por vezes um elo de ligação e um apaziguador das relações entre o Mister e o restante grupo de trabalho (atletas).


TA : Apesar da época passada não ter corrido muito bem, o Serpinense subiu à divisão de honra na secretaria. Pensas que esta subida é positiva ou negativa para o clube ? Porque ?

É sempre positiva. É um prémio para quem quer o bem do Clube. Agora só é preciso é o Clube saber enquadrar-se na nova realidade e não entrar em “loucuras” … é preciso continuar com a mentalidade correcta e “não meter a carroça à frente dos bois”.


TA : O que pode fazer a equipa sénior Masculina nesta época ?

Pode ganhar, perder ou empatar jogos (risos) … Ainda estamos no início e uma classificação nas jornadas iniciais é sempre uma classificação “mentirosa”, ainda não podemos tirar grandes ilações, a única coisa que podemos prometer é lutar jogo a jogo pelos 3 pontos para ver o que acontece no final desta 1ª fase … se ficássemos nos 6 primeiros acho que seria excelente para não estarmos depois a lutar pela manutenção … mas é muito complicado, só com o trabalho de todos a puxar para o mesmo lado e com grande espírito de grupo é que o podemos conseguir.


TA : Em todos estes anos em Serpins, qual consideras o teu melhor momento no clube ?

Ainda ando à procura de um grande momento, já tive muitos bons momentos, mas ainda nenhum verdadeiramente especial, espero que seja esta época …. No entanto houve um momento não meu, mas em termos de equipa sénior que foi muito importante. Foi a época passada quando o Mister decidiu voltar a treinar a equipa depois de um momento de indefinição, de dúvidas … acho que foi muito importante para a Associação a vários níveis.


TA : Deixa uma palavra a todos aqueles que estão ligados à ADS.

Se cada um tentar fazer o seu melhor, se todos puxarem para o mesmo lado, de certeza que a ADS atingirá os seus objectivos. Se alguém quiser criticar, está no seu direito, mas que faça críticas construtivas, que dê ideias …. Vão ver que assim os resultados aparecem, sejam eles a que nível for (desportivo, financeiro, estruturas, público, etc, etc).

TA : Classifica em poucas palavras estas pessoas …

Paulo (Presidente)
: O melhor que tive até agora

Nasa : O braço direito do Presidente …. logo segue a mesma “linhagem”

Olavo (Treinador) : Olhando simplesmente para os números, conseguiu em 2 épocas uma Final4 e uma subida de divisão … está tudo dito e quer dizer muito. Olhando sem ser para os números, tem o que é mais importante, uma preocupação imensa com os atletas, por vezes pode não o demonstrar, mas para ele ninguém anda só a fazer número.

Pedrito : É um símbolo do Clube e da equipa sénior masculina, terá de fazer parte sempre da nossa “estrutura”.

Tiago Adelino : Como GR tenta ser demasiado perfeccionista o que por vezes o prejudica. Como pessoa, pelo que tem feito pela ADS já merecia um reconhecimento da Direcção.

João Bitor : “Grande maluco”, é na sua forma de estar como é na sua forma de jogar … vai a todas, tem grande coragem (por isso farta-se de levar “boladas”).

Pedro (GR) : Ainda não o conheço muito bem como GR, ainda não deu para tirar grandes ilações mas como pessoa já deu para ver que é 5 estrelas.

Fábio : Pode ser o Melhor, basta-lhe assumir as suas potencialidades que são muitas e mudar a sua mentalidade … foi o nosso melhor marcador a época passada. Agora imaginem que lhe apetecia jogar a sério, lol.

Joca : É um jogador de torneio, de convívio com os amigos (espero que ele não me leve a mal), o que não quer dizer que não tenha muitas qualidades … não sabe é tirar proveito delas (se ele conseguir mudar alguns aspectos, pode ser muito útil).

Cláudio : Basta dizer que é universal, joga a qualquer posição (é bom tecnicamente), logo não pode ser um jogador qualquer. O único defeito já todos sabemos qual é, mas tem melhorado imenso.

Moreira : Quem o vê tocar na bola, vê que existe ali “magia” … se o cérebro conseguir eliminar alguns “dados adquiridos”, temos jogador para outros níveis.

Xico : O nosso “Velocista” … tem dias, dá sempre tudo o que tem. Só lhe falta correr um bocado menos e pensar um bocado mais.

Mario : Digo apenas que foi o atleta que mais trabalho me deu a defender. Quando conseguir ser mais consistente, mais regular, temos ali um “enorme” pivot.

Marito : Fantasia, também ainda não o conheço muito bem, mas já vi que pode surgir sempre algo de bonito daquele pé esquerdo, quando conseguir equilibrar isso em prol da equipa, temos desequilibrador.

Carlos Monteiro : Se quiser treinar com regularidade, temos jogador para outros níveis … grande potencial.

João Paulo : Pode fazer muito melhor, e por isso o Mister o “chateia” tanto, falta-lhe experiência (normal na idade dele) … tem qualidade para muito mais.

Tiago Faisão : Tem muita qualidade, quando estiver mais disponível para o Futsal (actualmente está numa fase importante da vida dele) podemos confiar nele a 100%.



Chegou ao fim mais uma grande entrevista. Esperamos que todos os nossos leitores tenham gostado, afinal de contas falamos com o nosso capitão, o nosso porta-voz dentro de campo. Ao Miguel o nosso muito obrigado pela sua colaboração, esperando que continue a jogar no Serpinense durante muitos mais anos, fazendo com que a equipa do Serpinense seja cada vez mais respeitada dentro de campo…

2 comentários:

Luís Marques disse...

Estou inteiramente de acordo com as palavras do "nosso" capitão. Tenho muitas saudades da A.D.S.
Não tenho dúvidas que vai ser uma grande época para este grupo fantástico.
Um grande abraço a todos.
Ninguém me tira a ideia que um dia vou voltar.

Tiago Adelino disse...

Grande Luis, espero que voltes ao Serpinense...tens muito a dar a esta equipa !!


Grande abraço