
Depois de na semana passada o entrevistado ser o André Serra, desta feita resolvi fazer uma surpresa ao Tiago e ser ele mesmo o meu entrevistado. Numa entrevista bastante completa espero que todos os leitores gostem.
João Costa:Há quantos anos jogas futsal?
Tiago Adelino:Jogo futsal há 6 anos. O meu passado esteve sempre ligado ao Serpinense quer no andebol e depois no aparecimento do futsal em Serpins á sensivelmente 6 anos onde comecei a jogar nos Iniciados. Sou dos atletas mais antigos a jogar futsal em Serpins.
JC:Quando começas-te a jogar eras pivot. O que te motivou a ir para a baliza?
TA:Bem quando somos miúdos queremos sempre marcar muitos golos e normalmente queremos jogar na frente pois é o local onde há mais possibilidade de o fazer. No entanto, quando cheguei aos juniores não havia guarda-redes e como nos torneios da escola eu fazia brilharetes especialmente quando os jogos iam para os penaltis, decidi então ir para a baliza.
JC:Achas que foi uma boa decisão?
TA:Sem duvida! Ser guarda-redes é diferente. Somos os mais sacrificados, quer a nível físico, mas também a nível psicológico. Quando se sofre um golo a culpa é quase sempre do guarda-redes, mas como sou forte psicologicamente isso não me afecta.
JC:No presente campeonato qual foi até agora para ti a melhor equipa?
TA:Queria destacar duas, o Chelo e o Miro.
O Chelo porque é a equipa que joga melhor futsal na nossa série e o Miro porque a jogar em casa é muito forte, uma vez que, joga quase o jogo todo num 5 para 4 e tem jogadores como o Arménio que a qualquer momento pode decidir um jogo, mas também um grande guarda-redes.
JC:Qual foi o jogador das outras equipas que mais gostaste de ver jogar?
TA:Já o disse anteriormente, mas volto a repetir que é o Filipe Silva do Chelo. Além de ser o motor daquela equipa é um jogador que vive o jogo de uma maneira que já há poucos jogadores assim. Amor á camisola, espírito de sacrifício, devoção ao clube e acima de tudo muita humildade.
JC:O que faltou ao Serpinense para não atingir a subida de divisão?
TA:Bem penso que a qualidade da equipa não esta em causa. Somos uma grande equipa que apenas pecou na 1ª volta do campeonato. Fizemos uma 2ª volta razoável que coincidiu com o regresso do Nascimento. Inevitavelmente é um jogador que faz muita diferença na equipa e isso sentiu-se bem quando ele chegou.
JC:Ultimamente tens jogado pouco, porque?
TA:É normal para 1º ano de sénior penso que até joguei mais do que estava a espera. Tive as minhas oportunidades, houve um momento da época em que conseguir agarrar, mas agora estou numa fase menos boa.
JC:Como consegues conciliar a vida académica com o futsal?
TA:Bem é uma pergunta pertinente, mas que só pode ser respondida de uma maneira muito directa, ando aqui porque amo o futsal! Muita das vezes chego a casa ás 19h30 e só tenho tempo de pegar nas coisas e ir logo para o treino dos iniciados auxiliar o Rui no treino dos guarda-redes. Logo a seguir ás 21h temos o treino dos seniores e chego a casa e vou logo dormir porque no dia a seguir tenho que me levantar as 7h da manha! Independentemente de tudo acho que desistir não é o melhor caminho.
JC:Achas que isso tudo influência o teu rendimentos escolar e mesmo a nível do futsal?
TA:Sim, é obvio que muita das vezes estou bastante cansado e não consigo tirar o rendimento que queria nos treinos e nos jogos, mas nada impede nada e neste semestre fiz as 7 cadeiras que tinha.
JC:Consideras-te um exemplo para as camadas jovens?
TA:Acho que sim, fui capitão nos iniciados, nos juvenis e dei sempre o meu melhor. Nos juniores ainda fui chamado aos seniores em jogos oficiais e penso que todos os jogadores da formação devem olhar para mim como um exemplo a seguir a este nível.
JC:O que sentis-te ao jogar pela 1ª vez na equipa sénior?
TA:Foi uma sensação única. Queria agradecer em especial ao Mister Luís Vaz por me ter dado essa oportunidade. O jogo foi contra o Nogueira, lembro-me que perdemos, mas não deixei entrar nenhum golo, estive bem e no final deram-me os parabéns.
JC:Qual o teu desejo para o futuro em termos desportivos?
TA:Desejo continuar a trabalhar mais e melhor porque sem trabalho nunca vou evoluir. Quero dar o melhor em cada treino, e em cada jogo a este clube que sempre apostou em mim.
JC:Pelo que conheces, quem destacas das equipas jovens?
TA:Dos iniciados destaco o guarda-redes Zé e o João Pedro.
Dos juvenis gosto muito de ver o Alexandre jogar.
Dos juniores gosto do Carlos e do João Paulo e penso mesmo que daqui a 2 anos podem estar na equipa sénior.
JC:Descreve-me cada jogador da tua equipa
TA:Luís (Gr) - esta a melhorar bastante a cada dia que passa, tem muito para dar a este clube, grande guarda-redes
João Vítor (Gr) – é um exemplo a seguir, trabalha muito e tem um espírito de sacrifício impressionante, alem de ser um grande guarda-redes
Garola - O melhor fixo com quem já joguei, dos melhores a jogar em Coimbra
Joca -Muita raça, muita força e acima de tudo muito espírito de luta. Acho que ainda pode dar muito ao Serpinense
Nascimento - inevitavelmente o “el comandante da equipa”, joga e faz jogar
Fábio - Evoluiu bastante da época passada para a actual, bom tecnicamente e com um grande remate
Miguel – Faz-me lembrar o Deco, da gosto de o ver com a bola nos pés. Não precisa de muito para fazer grandes golos!
Tiago Faisão – No 1º ano em Serpins esta em grande, muito aguerrido e com bom toque de bola
Mário - Podia ser um grande jogador se fosse mais aguerrido, mas mesmo assim tem grande qualidade
Cláudio – bem é só o jogador mais completo do Serpinense..
Chiquinho – Muito rápido e bom de bola, mas que tem estado com algum azar. Falta-lhe ganhar confiança para fazer grandes jogos!
Leitão - Dos jogadores com mais querer de aprendizagem na equipa. É bom tacticamente, mas peca muito no momento da finalização. Apesar da idade pode melhorar e dar muitas alegrias ao clube.
Costa - é magico este homem, com a bola nos pés faz autenticas diabruras a qualquer defesa.
Júlio - Apesar da idade e do seu peso é um jogador com um espírito impressionante. Luta muito, da tudo o que tem e não tem, já para não falar do seu grande pontapé.
Olavo (Tr) – Foi um grande jogador e hoje esta a tornar-se num grande treinador
Pedrito (Direc) Bem se andamos todos bem dentro de campo a culpa é dele, não sei como nos consegue aturar ,é grande ele!
Paulo (Presidente) O melhor presidente dos últimos tempos no clube, vimos as coisas a mudar e para melhor. Tivemos iniciados, juvenis, juniores e seniores .Algo impensável antes de ele chegar!
JC:Que recado deixas a todos os amantes do futsal?
TA:Divirtam-se acima de tudo. Continuem a aplaudir as defesas, os golos, as jogadas e que no final sejam também aplaudidos pela equipa adversária pelo vosso fair-play.
Obrigado Tiago , continua a dignificar o Serpinense da melhor maneira que tu sabes fazer.
João Costa
4 comentários:
Quem fala assim não é gago.No ano passado lembro-me que fomos ver a final-four juntos,espero ver-te la este ano,mas a jogar.Parabéns Tiago
ésss grande miudo
Obrigado,não vai ser fácil,mas se ganhar ou perder vou la estar na mesma...um grande abraço puto
Parabens miudo.Comtinua com essa humildade.Espero ver-te na final four
Enviar um comentário