terça-feira, 17 de março de 2009

"..desistir não é o melhor caminho"




Depois de na semana passada o entrevistado ser o André Serra, desta feita resolvi fazer uma surpresa ao Tiago e ser ele mesmo o meu entrevistado. Numa entrevista bastante completa espero que todos os leitores gostem.

João Costa:Há quantos anos jogas futsal?

Tiago Adelino:Jogo futsal há 6 anos. O meu passado esteve sempre ligado ao Serpinense quer no andebol e depois no aparecimento do futsal em Serpins á sensivelmente 6 anos onde comecei a jogar nos Iniciados. Sou dos atletas mais antigos a jogar futsal em Serpins.

JC:Quando começas-te a jogar eras pivot. O que te motivou a ir para a baliza?

TA:Bem quando somos miúdos queremos sempre marcar muitos golos e normalmente queremos jogar na frente pois é o local onde há mais possibilidade de o fazer. No entanto, quando cheguei aos juniores não havia guarda-redes e como nos torneios da escola eu fazia brilharetes especialmente quando os jogos iam para os penaltis, decidi então ir para a baliza.


JC:Achas que foi uma boa decisão?

TA:Sem duvida! Ser guarda-redes é diferente. Somos os mais sacrificados, quer a nível físico, mas também a nível psicológico. Quando se sofre um golo a culpa é quase sempre do guarda-redes, mas como sou forte psicologicamente isso não me afecta.

JC:No presente campeonato qual foi até agora para ti a melhor equipa?

TA:Queria destacar duas, o Chelo e o Miro.

O Chelo porque é a equipa que joga melhor futsal na nossa série e o Miro porque a jogar em casa é muito forte, uma vez que, joga quase o jogo todo num 5 para 4 e tem jogadores como o Arménio que a qualquer momento pode decidir um jogo, mas também um grande guarda-redes.

JC:Qual foi o jogador das outras equipas que mais gostaste de ver jogar?

TA:Já o disse anteriormente, mas volto a repetir que é o Filipe Silva do Chelo. Além de ser o motor daquela equipa é um jogador que vive o jogo de uma maneira que já há poucos jogadores assim. Amor á camisola, espírito de sacrifício, devoção ao clube e acima de tudo muita humildade.

JC:O que faltou ao Serpinense para não atingir a subida de divisão?

TA:Bem penso que a qualidade da equipa não esta em causa. Somos uma grande equipa que apenas pecou na 1ª volta do campeonato. Fizemos uma 2ª volta razoável que coincidiu com o regresso do Nascimento. Inevitavelmente é um jogador que faz muita diferença na equipa e isso sentiu-se bem quando ele chegou.

JC:Ultimamente tens jogado pouco, porque?

TA:É normal para 1º ano de sénior penso que até joguei mais do que estava a espera. Tive as minhas oportunidades, houve um momento da época em que conseguir agarrar, mas agora estou numa fase menos boa.


JC:Como consegues conciliar a vida académica com o futsal?

TA:Bem é uma pergunta pertinente, mas que só pode ser respondida de uma maneira muito directa, ando aqui porque amo o futsal! Muita das vezes chego a casa ás 19h30 e só tenho tempo de pegar nas coisas e ir logo para o treino dos iniciados auxiliar o Rui no treino dos guarda-redes. Logo a seguir ás 21h temos o treino dos seniores e chego a casa e vou logo dormir porque no dia a seguir tenho que me levantar as 7h da manha! Independentemente de tudo acho que desistir não é o melhor caminho.

JC:Achas que isso tudo influência o teu rendimentos escolar e mesmo a nível do futsal?

TA:Sim, é obvio que muita das vezes estou bastante cansado e não consigo tirar o rendimento que queria nos treinos e nos jogos, mas nada impede nada e neste semestre fiz as 7 cadeiras que tinha.


JC:Consideras-te um exemplo para as camadas jovens?

TA:Acho que sim, fui capitão nos iniciados, nos juvenis e dei sempre o meu melhor. Nos juniores ainda fui chamado aos seniores em jogos oficiais e penso que todos os jogadores da formação devem olhar para mim como um exemplo a seguir a este nível.

JC:O que sentis-te ao jogar pela 1ª vez na equipa sénior?

TA:Foi uma sensação única. Queria agradecer em especial ao Mister Luís Vaz por me ter dado essa oportunidade. O jogo foi contra o Nogueira, lembro-me que perdemos, mas não deixei entrar nenhum golo, estive bem e no final deram-me os parabéns.

JC:Qual o teu desejo para o futuro em termos desportivos?

TA:Desejo continuar a trabalhar mais e melhor porque sem trabalho nunca vou evoluir. Quero dar o melhor em cada treino, e em cada jogo a este clube que sempre apostou em mim.

JC:Pelo que conheces, quem destacas das equipas jovens?
TA:Dos iniciados destaco o guarda-redes Zé e o João Pedro.
Dos juvenis gosto muito de ver o Alexandre jogar.
Dos juniores gosto do Carlos e do João Paulo e penso mesmo que daqui a 2 anos podem estar na equipa sénior.



JC:Descreve-me cada jogador da tua equipa

TA:Luís (Gr) - esta a melhorar bastante a cada dia que passa, tem muito para dar a este clube, grande guarda-redes

João Vítor (Gr) – é um exemplo a seguir, trabalha muito e tem um espírito de sacrifício impressionante, alem de ser um grande guarda-redes

Garola - O melhor fixo com quem já joguei, dos melhores a jogar em Coimbra

Joca -Muita raça, muita força e acima de tudo muito espírito de luta. Acho que ainda pode dar muito ao Serpinense

Nascimento - inevitavelmente o “el comandante da equipa”, joga e faz jogar

Fábio - Evoluiu bastante da época passada para a actual, bom tecnicamente e com um grande remate

Miguel – Faz-me lembrar o Deco, da gosto de o ver com a bola nos pés. Não precisa de muito para fazer grandes golos!

Tiago Faisão – No 1º ano em Serpins esta em grande, muito aguerrido e com bom toque de bola

Mário - Podia ser um grande jogador se fosse mais aguerrido, mas mesmo assim tem grande qualidade

Cláudio – bem é só o jogador mais completo do Serpinense..

Chiquinho – Muito rápido e bom de bola, mas que tem estado com algum azar. Falta-lhe ganhar confiança para fazer grandes jogos!

Leitão - Dos jogadores com mais querer de aprendizagem na equipa. É bom tacticamente, mas peca muito no momento da finalização. Apesar da idade pode melhorar e dar muitas alegrias ao clube.

Costa - é magico este homem, com a bola nos pés faz autenticas diabruras a qualquer defesa.

Júlio - Apesar da idade e do seu peso é um jogador com um espírito impressionante. Luta muito, da tudo o que tem e não tem, já para não falar do seu grande pontapé.

Olavo (Tr) – Foi um grande jogador e hoje esta a tornar-se num grande treinador

Pedrito (Direc) Bem se andamos todos bem dentro de campo a culpa é dele, não sei como nos consegue aturar ,é grande ele!

Paulo (Presidente) O melhor presidente dos últimos tempos no clube, vimos as coisas a mudar e para melhor. Tivemos iniciados, juvenis, juniores e seniores .Algo impensável antes de ele chegar!



JC:Que recado deixas a todos os amantes do futsal?

TA:Divirtam-se acima de tudo. Continuem a aplaudir as defesas, os golos, as jogadas e que no final sejam também aplaudidos pela equipa adversária pelo vosso fair-play.



Obrigado Tiago , continua a dignificar o Serpinense da melhor maneira que tu sabes fazer.


João Costa

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem fala assim não é gago.No ano passado lembro-me que fomos ver a final-four juntos,espero ver-te la este ano,mas a jogar.Parabéns Tiago

Anónimo disse...

ésss grande miudo

Tiago Adelino disse...

Obrigado,não vai ser fácil,mas se ganhar ou perder vou la estar na mesma...um grande abraço puto

Anónimo disse...

Parabens miudo.Comtinua com essa humildade.Espero ver-te na final four