sexta-feira, 17 de abril de 2009

"...reconheço que há situações em que realmente poderia marcar mais..."


Depois de muitos pedidos aqui trazemos a entrevista realizada a Cláudio Leitão.Nota para o facto de ser realizada quer como jogador da equipa sénior,mas também como treinador da equipa juvenil/júnior.


Tiago Adelino: Há quantos anos jogas futsal?
Cláudio Leitão: Jogo Futsal há 3 anos.

TA: De que gostas mais, futebol ou futsal?
CL: Eu primeiramente tive uma experiência com o futebol 11 onde joguei um ano e a posteriori ingressei no futsal. Neste momento gosto mais de futsal e sou apaixonado por esta modalidade sem duvida.

TA: Quais foram as tuas maiores dificuldades na passagem do futebol 11 para o futsal?
CL: O domínio de bola que é diferente, o facto de no futsal se dominar a bola maioritariamente de sola é diferente do futebol 11 e o ritmo é mais elevado .Estas são para mim as maiores dificuldades encontradas.

TA: Nesta época qual foi a melhor equipa que defrontas-te?
CL: Foi a equipa do Real da Conchada, porque o futsal praticado é um futsal evoluído que se baseia no colectivo, movimentações típicas de futsal, jogadores com grande experiência em divisões acima como o caso do Zé João, do Nini…sem duvida a melhor equipa que defrontei esta época.

TA: Que opinião tens acerca da prestação do clube esta época?
CL: Em relação ao clube esta época há duas fases que quero salientar. Na 1ª fase penso que estivemos ainda a encontrar a melhor posição para cada jogador, na qual houveram algumas alterações e mesmo em termos defensivos estivemos a aprimorar melhor a equipa. A partir do momento em que estivemos muito mais organizados em termos defensivos, conseguimos obter melhores resultados e vir para a frente.

TA: Como explicas a ineficácia que apresentas a nível da finalização?
CL: Essa é talvez a minha maior dificuldade…Tenho pouca experiência de futebol e de futsal e é sem duvida a minha maior lacuna. Por jogar maioritariamente como pivot, as pessoas associam muito ao facto de jogar mais a frente que tenho que marcar mais golos. Reconheço que há situações em que realmente poderia marcar mais, mas muitas das vezes não quer dizer que tenha que ser eu a concluir. O pivot trabalha muito para a criação de espaços, receber a bola, fazer tabelas e isso também é importante.

TA: Como lidas com as criticas?
CL: Lido bem com as criticas. Aliás gosto que me façam criticas e que dêem a sua opinião, mas eu tenho sempre um poder de filtrar as coisas, ou seja, faço a minha auto analise e acho que todos o devem fazer. Não é por um ou outro dizer que não fazemos bem as coisas que devemos seguir pela outra cabeça…Devemos ter o poder de pensar, parar , analisar as coisas e verificar se é assim ou se não. Se então verificarmos que estamos errados, aí sim dar a mão a palmatória e tentar modificar o comportamento

TA: Qual o teu melhor jogo esta época?
CL: O melhor jogo esta época penso que foi contra o Miro já nesta fase em casa deles. Penso que só não foi mesmo excelente devido á ineficácia ofensiva. Foi um jogo que poderia ter marcado muito mais que um golo. Tive oportunidade de ter mesmo marcado 3 ou 4 golos e pecou por isso. Em termos defensivos acho que fui exemplar, dei o meu melhor e as coisas também me correram muito bem.


TA: Qual a maior diferença que encontras entre a equipa deste ano e a do ano passado?
CL: Não há muita, visto que chegaram poucos jogadores .O futsal também é um desporto que necessita de muito trabalho e para isso é necessário dar algum tempo ás coisas para elas começarem a acontecer ,pois penso que estamos no caminho certo e estamos a progredir.

TA: Qual o teu desejo no futuro em termos desportivos?
CL: É tentar ajudar o clube naquilo que eu puder, seja como jogador e mesmo como treinador. Chegar á final four já é um grande objectivo atingido e espero obter o melhor resultado possível. Já a nível do campeonato gostaria muito de subir de divisão.

Agora a nível dos juvenis/juniores…

TA:A equipa dos juvenis não alcançou um único ponto esta época, como explicas isso?
CL: É um facto não ter alcançado nenhum ponto, mas quase nenhum jogador tinha experiência de futsal. A formação é deveras importante na carreira de um jogador e o principal objectivo nesta época não foi a obtenção de pontos, mas a recolha do maior numero de experiências competitivas que permitam ás pessoas melhorarem e que se hoje levamos 10,amanha já só levamos 5 para depois andarmos a discutir o jogo. Muitos dos jogos deste final de época conseguimos disputar o jogo pelo jogo ,alguns estivemos mesmo a ganhar ,mas o nosso plantel não é muito grande e secalhar houve alguma quebra, mas penso que os jogadores estão no bom caminho. Falta apenas mais trabalho e empenho de todos, assim estou certo que vamos conseguir.

TA: Muitos jogadores da equipa abandonaram o clube por supostamente seres rígido com eles. Pensas que esse é o melhor método?
CL: Sou uma pessoa exigente, mas naquilo que deve ser exigido. Não trato mal os jogadores, não lhe chamo nomes. Limito-me a chamar a atenção e explicar-lhes que não fizeram as coisas de uma forma correcta e para isso apresento-lhe as alternativas que devem seguir. Se um jogador for realmente humilde e queira evoluir, deve ouvir as minhas palavras e tentar modificar os comportamentos para conseguir atingir o sucesso. O que eu acho em relação aos jogadores que abandonaram é que no futuro, em situações de obstáculos vão abandonar ou desistir e na competição como na vida devemos ter um grande poder de persistência e de sacrifício para conseguir atingir objectivos superiores.

TA: Porque é que os juvenis acabaram a época a treinar com os juniores?
CL: Foi por uma questão de rentabilizar recursos relacionados com o transporte visto que eles treinando a mesma hora o transporte iria buscar e leva-los. Caso não fosse assim seria bastante mais complicado. Em termos competitivos também era melhor porque treinando juntos podiam estabelecer alguma competição saudável entre eles.

TA: Quais os teus objectivos como treinador?
CL: Tentar em termos de formação criar jogadores mais capazes que consigam no futuro chegar a uma equipa sénior e vingar porque muitas das vezes tem-se a ideia de que é preciso é ganhar na formação e eu acho que não. Devemos é formar bons jogadores para em seniores serem realmente bons, portanto acho que se continuarem a trabalhar vamos ter bons jogadores com outra cultura e com possibilidades de estar em outras divisões.


TA: Sentes-te um Mourinho do futsal?
CL: Não, eu sou exigente e ás vezes tenho um feitio complicado, mas secalhar já nasceu comigo e ás vezes as pessoas não lidam bem com isso.No entanto, é um forma que eu tenho de me proteger ,mas era bom que me sentisse, uma vez que, naquilo que atinge como sucesso em termos de vitórias , campeonatos e troféus não me importava de ser o Mourinho. Procuro ser o melhor possível, mas não procuro ser o Mourinho…

TA: Para finalizar que recados deixas a todos os amantes do futsal?
CL: O melhor recado é que possamos trabalhar cada vez melhor, quer a nível da direcção, treinadores, jogadores, da associação que para mim tem um papel fulcral no desenvolvimento do futsal na forma como organiza as camadas jovens, os campeonatos seniores e a própria arbitragem. Se houver um investimento nessa ordem em relação á associação de futebol de Coimbra estou certo que o futsal vai dar um passo em frente e vai crescer ainda mais.



Em meu nome quero deixar um muito obrigado ao Cláudio Leitão pelo seu tempo disponibilizado em prol de uma maior informação relativa ao clube. Ficamos a conhecer um pouco melhor este jogador que acima de tudo é uma grande pessoa. Tenho pena de ele ter começado a praticar futsal tão tarde, mas penso que ainda tem muito para dar quer a nível de jogador, mas também como treinador.

7 comentários:

Anónimo disse...

expilica me porque é que com a tua entrada só tinhas 6 juniores regulares e até ai existia sempre pelo menos 11

Anónimo disse...

e ainda quer dinheiro dass

Anónimo disse...

falta humildade a este jogador, sem duvida

Anónimo disse...

Eh Leitão...
Eu bem te disse que não iriam faltar comentários.
O Leitão no fundo no fundo, até consegue ser uma boa pessoa. Defeitos todos nós temos.
Um abraço.
Luís Marques

Anónimo disse...

demissão sff

Anónimo disse...

Bater em jogadores no proprio treino e que não, queremos o júlio, esse sim é o melhor.
Porquinho abandona sff!

Anónimo disse...

o homem que bate em putos, que vergonha