quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Entrevista a Claudio Simões


Tem sido uma figura em destaque na equipa do Serpinense ao longo dos anos. Passou por todas as equipas do Futsal de Serpins. Já está ligado a este clube há muitos anos, inclusive quando apenas existia a secção de Andebol. Estamos a falar do actual capitão da AD Serpinense, Cláudio Simões.




Nome completo : Cláudio Miguel da Silva Simões
Idade: 33
Posição: UNIVERSAL
Percurso: A.D. SERPINENSE


1.Como chegaste até às equipas da AD Serpinense? (ainda então na altura do andebol)
Usufruía do pavilhão com alguns dos meus amigos nas nossas peladinhas quando me foi feito o convite para entrar na equipa de andebol, onde sem hesitar aceitei. Aproveito para deixar um abraço aos treinadores Paulo Seabra e Alain Warez com quem trabalhei e com eles aprendi a jogar e a gostar de andebol.


2.Como se deu a passagem do Andebol para o Futsal ?
Com o fim do andebol e antes do futsal tive uma experiência que gostei muito no futebol de 11 ( Varzeense ) onde joguei aproximadamente uma época tendo que deixar devido ao emprego por turnos que tive na empresa EFAPEL.
Com a mudança de área na empresa (responsável de armazém) passei a ter mais disponibilidade para o desporto e foi-me feito o convite para ingressar na equipa de futsal do SERPINENSE que entretanto tinha sido criada. Sem pensar duas vezes aceitei e assim começou a minha aventura no futsal que dura até hoje.


3.Como te classificas enquanto jogador ?
Sou um jogador que vive intensamente o jogo, tenho características de jogador que actue em posições mais defensivas e onde na verdade me sinto mais a vontade talvez por ter jogado muito tempo nessas posições. Com o tempo e opções dos treinadores passei a jogar noutras posições daí hoje considerar-me um jogador universal. Não sendo um fora de serie tecnicamente nem desequilibrador nato, trabalho para a equipa e com alguma experiência e condição física tento que o resultado seja positivo.


4.Que balanço fazes destes anos enquanto jogador da equipa sénior masculina da ADS?
Positivo sem dúvida. Acima de tudo as amizades que fiz, também o que aprendi e o que continuo a aprender sobre esta modalidade.
Os resultados mais significativos recordo-me de um 5º lugar na divisão de honra contra equipas mais experientes e com mais anos de futsal ,mas também a presença numa final four.


5.Como classificas a prestação da equipa sénior masculina esta época ?
Obviamente os resultados que tivemos neste inicio de campeonato não foram os que nós desejávamos, também uma anormal onda de lesões está a impedir que a equipa trabalhe a 100%.
Houve alterações importantes este ano desde treinador a jogadores novos. Há um trabalho que está a ser feito e penso que em breve se vai começar a ver, a equipa vai melhorando jogo após jogo e com a adaptação totalmente feita os resultados vão aparecer.


6.Achas que a equipa sénior masculina tem condições para evoluir?
Não tenho dúvidas. Há jogadores jovens que vieram dos juniores com grandes potencialidades bem como os restantes jogadores que vieram este ano a juntar aos que já cá se encontram, com o trabalho que se está a desenvolver penso que esta equipa tem condições para evoluir.


7.Amado por uns, odiado por outros, nem sempre foi consensual que tu fosses o capitão da equipa. Apesar destes anos todos em Serpins, esta época és o capitão da equipa. Consideras-te um líder ?
Não é a primeira vez que sou capitão, já fui numa altura em que as coisas não correram bem, cheguei a não jogar metade da época e que me custou por as circunstâncias que foram.
Não me considero um líder nem nunca o procurei ser. Em todo o lado temos quem gosta e não gosta de nós, sei que o meu feitio em campo não é fácil admito e até há quem me pôs alcunha de azias, sou um jogador que vive muito o jogo , não gosta de perder nem a feijões e quando as coisas não correm bem “ credo “. Não tenho nada contra ninguém e sei que tentam fazer o melhor que sabem , pois têm o mesmo objectivo que eu.
Quem me conhece e joga comigo sabe como é (tenham lá paciência…)


8.Como é ser capitão de uma equipa como a AD Serpinense ?
Acima de tudo é um orgulho e um prazer ser capitão desta equipa.
O grupo este ano escolheu-me para ser capitão e vou tentar não decepciona-los na escolha, tentando fazer o que estiver ao meu alcance para que a equipa se mantenha unida e forte.


9.O que é para ti a Associação Desportiva Serpinense ?
Estará sempre no meu coração e será sempre um orgulho representá-lo.
Será sempre para mim uma segunda casa que eu apoiarei para que não chegue ao fim e para que continue a proporcionar às pessoas de todas as idades a pratica do desporto.


10.O que achas que a Associação Desportiva Serpinense tem de melhor e o que pode melhorar ?
De melhor as pessoas deste clube em geral e uma palavra em particular á direcção que tem feito esforços para que este clube evolua.
Em relação aos melhoramentos penso que a direcção está a tratar do assunto mas não posso deixar de referir o estado do campo e a localização das bancadas, muito perto do terreno de jogo que põe em perigo a segurança dos jogadores e das pessoas em lances de jogo junto à linha.


11.Prestes a completar 34 anos, pensas jogar até que idade ?
A chamar-me velho??? acaba aqui a entrevista… (risos )
Acima de tudo enquanto me sentir bem e gostar de jogar futsal.
Obviamente há outra parte que conta que são as pessoas que estão à frente da equipa, felizmente os convites têm surgido que é bom sinal.
Assusta-me um pouco o dia que já não der mais, sempre fui uma pessoa ligada ao desporto e á actividade física.


12.Quando deixares de jogar pensas ficar ligado ao Serpinense? Por exemplo como treinador ou até Presidente ?
Em relação ao presidente o clube está mais do que bem servido, é uma pessoa que gosta tanto como eu do clube e que tem o meu total apoio. É a pessoa certa no lugar certo e espero que esteja no cargo por muitos anos.
Treinador hoje não, apesar de convites feitos, não digo que um dia mais tarde se surgir a oportunidade e tiver disponibilidade não o serei, mas por agora não, foi uma opção que tomei já algum tempo.
Ligado ficarei sempre quanto mais pelos anos passados como atleta.


13.Se tivesses que escolher um top 5. Qual seria a equipa ideal com quem já jogaste em Serpins ?
Por mais que tente não consigo, ao escolher um top cinco ficam sempre outros de fora que podiam perfeitamente ser opção.
Joguei e jogo com grandes jogadores, bons guarda-redes, defesas, avançados.
Poderia escolher um top cinco com jogadores mais completos em campo mas ia deixar jogadores que podiam desequilibrar o jogo sozinhos, ou bons finalizadores ou bons defesas por isso com medo de ser injusto não o vou fazer.


14.Deixa uma palavra a todos aqueles que estão ligados à ADS.
Quero agradecer a todas as pessoas que retiram das suas vidas algum tempo em prol deste clube e que trabalham para que este clube não acabe.
Não posso ainda deixar de referir a ausência de apoio que ao longo dos anos as equipas do Serpinense têm em questões de adeptos nos jogos, deixando aqui um apelo a todos os sócios e simpatizantes para que compareçam para ajudar estas equipas a ter bons resultados.


15.Gostarias de dizer mais algo que ficou por dizer?
De referir o trabalho que se tem vindo a fazer na equipa de futsal feminino, uma equipa que hoje joga futsal,com uma evolução extraordinária e que é respeitada pelos adversários. Deixo aqui os meus parabéns há equipa técnica e as jogadoras pelo trabalho desenvolvido.
Uma palavra de incentivo aos mais novos e há sua equipa técnica, que com o trabalho que estão a desenvolver certamente terão grandes resultados.
Para terminar mas como diz o ditado “ os últimos são sempre os primeiros” queria falar de um Homem, jogador e desportista que representou este clube como guarda-redes PEDRO MARTINS.
Um amigo que ficou, pessoa simples e dedicado que sentiu o clube e que adorava jogar futsal.
Infelizmente hoje já não o pode fazer devido ao acidente que teve, mas como homem grande que é, continua a ser um campeão e já o demonstrou.
Tenho o Pedro como um exemplo e demonstrou de que não se deve desistir na primeira dificuldade e irmos há procura de soluções para o que a vida nos reserva. Para o Pedro um grande abraço e o desejo que continue a ter o sucesso que tem tido até aqui.



Classifica em poucas palavras estas pessoas …

Paulo (Presidente) : Amigo há muitos anos, parceiro já do tempo do andebol e ainda no futsal, homem inteligente e que está a fazer um grande trabalho como presidente deste clube.

Nasa : Outro amigo de há muitos anos, elemento da direcção a fazer um bom trabalho, enquanto guarda-redes dos melhores com quem já joguei e ainda hoje não entendo porque parou.

Miguel Melo (Treinador) : Treinador forte em conhecimentos de futsal, com qualidade para que o futsal evolua em Serpins, apesar de pouco tempo tenho como um bom amigo mas ainda fraquinho nas terceiras partes.

Pedrito ( roupeiro ): HOMEM grande que este clube tem, rejubila com as vitórias e sente como poucos as derrotas, vive o Serpinense como ninguém. Grande amigo que tenho e uma pessoa espectacular.

João Bitor :O João das minis, guarda-redes com valor que num dia de inspiração muito difícil de bater, tem condições para melhorar. Grande amigo.

Tiago Adelino :Tiko, Guarda-redes jovem com grande margem de progressão, o futuro do Serpinense.O gosto pelo clube vê-se também no trabalho que desenvolve fora do campo.

Pedro Lucas : tás tão crescida/Jesus/Luquinhas… ,continua a sua adaptação ao futsal, mostra melhorias em relação ao ano passado, mais um bom amigo que ganhei com o futsal.

Fábio : bom jogador que o Serpinense tem, pessoalmente não vejo o Fábio como fixo onde tem jogado nestes últimos anos, jogador com facilidade de remate, colocado e bom a sair no um para um, gostava de vê-lo a jogar em posições mais avançadas. Precisava de melhorar fisicamente.

Joca : Dedicado ao clube, tem limitações que ele próprio sabe e que já le foi dito. Preparação física dos melhores, falta só conseguir aplicar nos jogos o que faz nos treinos.

Pedrito : Bilis, as lesões não têm deixado jogar a 100%, bom tecnicamente veio este ano para acrescentar qualidade ao plantel.

G.T : Ainda não começou a jogar devido a lesão na pré-época, mas antes da lesão mostrou ser um jogador rápido e que põe o pé sem medo na discussão da bola.

Mario : pivot é a posição deste homem, onde se sente mais a vontade, só falta ser um pouco mais duro nas disputas de bola e não desistir dos lances prematuramente. Em geral bom jogador

Marito : Bom tecnicamente e sendo o único esquerdino da equipa não vai para já poder ajudar a equipa devido a lesão. Penso que tem características de ala mas pode jogar também a pivot, segura bem a bola.

Kevin: jogador jovem vindo dos juniores, para mim o que mais me surpreendeu pela positiva, tecnicamente bom será seguramente um dos grandes jogadores do Serpinense.

Xano: Já trabalhou com os seniores o ano passado, qualidades não faltam a este jogador, será juntamente com o Kevin e o Paulo o futuro do Serpinense

Paulo: Apesar de jovem tem um remate forte, senti no inicio algumas dificuldades de adaptação ao que era pedido e há equipa mas hoje está mais adaptado e será outro bom jogador do Serpinense.

Quatorze: Jogador que veio este ano, tem qualidade, no balneário é só rir, brincalhão e amigo.

Gonçalo: Srº professor, depois de um ano de adaptação ao futsal penso que este ano será bom para este jogador, aplicado, com vontade de aprender. Será outro bom pivot desta equipa.

Carlitos: Outro jogador que veio este ano, com preocupação de fazer as coisas bem-feitas, pouco tempo de convivência mas mais um amigo que fiz.

Xiquinho: Corre, corre e corre até cansa só de olhar, melhorou no domínio da bola e passe. Espero que tenha disponibilidade para regressar há nossa companhia este ano. Bom amigo.


Chegamos ao final de mais uma entrevista . Desta feita, com o nosso capitão Claudio Simões que mais uma vez demonstra todo o seu amor ao Clube. É de pessoas assim que a AD Serpinense precisa, de pessoas da terra que dão tudo pela sua equipa do coração. Algo que cada vez mais tem vindo a decair no nosso Futsal...

Força AD Serpinense

Sem comentários: